A espécie humana vive em cidades, o que faz com que seja submetida a uma série de estímulos de diferentes identidades, resultando que as pessoas guardem uma série de sentimentos, sejam eles bons ou ruins, que em determinado momento pedem para sair. A arteterapia é uma forma de fazer com que essas emoções encontrem um lugar correto e que não causem danos para a saúde mental.

Muita gente, ao saber sobre a arteterapia, pergunta-se sobre o motivo de escolher uma terapia que utiliza a arte no lugar da terapia tradicional. A realidade mostra que não é uma questão de escolha propriamente dita, uma vez que uma terapia pode complementar a outra. Além disso, existem pessoas que não conseguem se expressar com palavras faladas, então por que não deixar que elas falem com arte?

A arte da arteterapia não precisa ser profissional. | Foto: Freepik.

O que é arteterapia?

A arteterapia é uma prática em que as pessoas utilizam das diversas formas de arte para conseguirem expressar seus sentimentos, isso com o principal objetivo de promulgar e manter a saúde mental, fazer com que o emocional permaneça confortável e trabalhar para que o social não seja prejudicado pelas fortes emoções. 

O interessante dentro da arteterapia é que essas diferentes artes são uma forma não verbal de comunicação, ou seja, cada detalhe da obra de alguém revela um traço dessa pessoa e, tendo profissionais adequados neste trabalho, o exercício de identificar um problema e o tratar se torna muito mais fácil. 

Existe curso de arteterapia, sendo ele um segmento dentro de alguns cursos acadêmicos, para que os profissionais da área possam ser mais especializados nesse segmento de terapia. 

As artes que são utilizadas na terapia psicológica

Depois de saber mais sobre arteterapia, é preciso conhecer as artes participantes dela para então escolher a expressão que mais agrada a fim de conseguir expor as emoções e os sentimentos por meio de uma forma de arte que seja confortável e efetiva. 

Pintura

Existem uma infinidade de formas diferentes de expor um sentimento por meio da pintura. Geralmente, ao analisar um quadro, itens como as cores utilizadas, as formas presentes com maior frequência e o estado atual do objeto retratado são considerados para que haja uma interpretação mais fiel do que o artista quis dizer quando pintou aquela obra. 

Dentro do contexto da arteterapia, o exercício de avaliação é praticamente o mesmo: observar quais foram as escolhas visuais de quem pintou o quadro para, a partir daí, conseguir identificar as suas emoções mais palpitantes e fortes. O mais legal é que a arteterapia por meio da pintura pode ultrapassar a barreira de quem pinta e atingir também o emocional do espectador. 

Teatro

O trabalho realizado dentro do teatro é extremamente interessante, sendo possível observar exercícios em que as pessoas se livram das amarras e das camadas que fazem delas o que elas são e o que elas pensam para assumir a personalidade de uma outra pessoa e, para isso, usam de propósito todo o seu corpo.

Essa libertação, em primeiro lugar, é algo extremamente relevante para a arterapia. Mais do que assumir um outro papel, o teatro na arteterapia serve para que as pessoas consigam expressar tudo que sentem por meio de uma interpretação que, em muitos momentos, não necessariamente são diferentes dos seus reais sentimentos. 

Música e dança

A vontade de gritar é algo muito comum em um momento de ansiedade, de medo e de angústia. Parece que a saída exagerada e exorbitante da voz dentro do corpo humano carrega um peso muito grande de agonia que poderia haver ali. Uma alternativa de arteterapia para o gritar é o cantar, sendo essa uma forma de demonstrar todos seus sentimentos por meio de uma canção.

A dança também é uma prática artística extremamente válida para a arterapia. O ato de movimentar cada músculo do corpo ao ritmo de uma canção agradável para o dançarino, que contém o poder de libertar todas as emoções que poderiam estar presas é, no significado mais puro das palavras, revolucionário e revigorante. 

Artes visuais

As artes visuais como um todo, por meio da confecção de cerâmicas, vasos, colagens, crochês e outros artesanatos em geral, também servem para a arteterapia. O mais interessante dessas práticas é que elas costumam demorar um tempo maior para serem confeccionadas e, durante o período de espera, é depositado muito amor nesse trabalho. 

O estudo e o aprimoramento dessas técnicas dentro das artes visuais são itens muito explorados pela arteterapia, correspondendo a um “tratamento” um pouco mais longo e completo. Ainda assim, por mais técnico que o produto final possa ser, existe uma carga de emoção no resultado muito grande e interpretativa. 

Escrita

Traduzir sentimentos em palavras é uma ação extremamente difícil. Ainda mais complicado é fazer com que uma terceira pessoa entenda o que cada uma das letras juntas quer dizer na realidade. Exercitar a escrita também é uma ótima forma de arteterapia. 

Nesse caso, o resultado final não precisa estar amarrado ao imaginário de que todo produto literário deve fazer sentido ou ser coeso. Muitas vezes, os sentimentos ali presentes não são entendidos nem por quem os escreveu, imagina para quem vai ler. Por isso, a execução da arteterapia na escrita é extremamente singular e particular que, mesmo inerente ao autor, pode também atingir o leitor. 

Alunos da turma Vermelha 2. Anjinhos feitos com dobraduras do Projeto Anual “Arte e Criatividade”, 2021. | Foto: instituto_acao_educacao

Trabalhar com as emoções na arteterapia

A partir das quatro fases da arteterapia, a de nomear, a de explorar, a de experimentar e a de integrar, é possível desenvolver pessoas que conseguem colocar para fora os seus sentimentos, os organizar e assimilar os bons aprendizados gerados. 

Para além da arteterapia, a arte em geral pode colaborar bastante na aprendizagem de crianças que estão em fase de alfabetização ou que possuem alguma dificuldade para acompanhar sua classe quando o assunto é matemática. Ter como aliado nessa jornada uma empresa como a Instituição Ação Educação é fundamental.

Adicionar Comentário