Nos tempos de hoje, a tecnologia e a educação caminham lado a lado. A tecnologia na educação pode ter sofrido um pouco de rejeição no início desse processo, mas ela vai caindo conforme a necessidade dessa união se torna inevitável. Integrar a tecnologia na educação é algo necessário para garantir a melhor aprendizagem das crianças, além de fazer com que elas se interessem mais pelo ambiente escolar.

Muitas ferramentas podem ser usadas na integração da tecnologia na educação, ajudando a criar um maior interesse das crianças pela escola e por suas atividades no ambiente acadêmico. Quer saber mais sobre a tecnologia na educação infantil? Continue lendo!

A importância da tecnologia na educação. | Foto: Unsplash.

Como usar ferramentas digitais na educação infantil?

 Veja a seguir como usar as ferramentas digitais na educação infantil:

Internet na educação infantil

A internet fez com que fosse possível o conhecimento ocorrer em qualquer lugar, se tornando uma aliada muito poderosa e também uma extensão da sala de aula. O celular também é o aparelho que os jovens mais usam para ter acesso a internet e é uma ferramenta de aprendizagem que pode ser integrada na sala de aula. O professor responsável pode fazer com que as tecnologias digitais na educação realmente ocorram, estabelecendo pontes para tal ação, e inserindo os equipamentos em suas aulas para esses fins pedagógicos. 

A internet pode ser usada para localizar uma imagem, procurar o significado de uma palavra ou conhecer mais sobre algum determinado tema, estado ou país. Essas são só algumas possibilidades que você tem ao introduzir essa nova ferramenta de acordo com a idade de seus alunos.

Jogos na educação infantil

Os jogos são um elemento muito presente no universo da educação infantil. Ele pode estar presente em todas as disciplinas e tem o potencial de fazer com que as aulas sejam muito mais dinâmicas, desenvolvendo e também despertando a aprendizagem significativa, através da interação.

Um exemplo é durante o processo de alfabetização, em que o professor pode explorar jogos e narrativas digitais, apoiando o aprendizado. Os jogos online também podem ser baixados e utilizados no modo offline.

Redes sociais na educação infantil

Essas ferramentas digitais podem ajudar a aproximar tanto os pais dos alunos sobre o que acontece na escola, quanto aproximar os alunos aos projetos que eles mesmos podem desenvolver.

Ferramentas de colaboração na educação infantil

Ferramentas como o Trello e Google Docs podem servir para a sua sala de aula e para a gestão das suas tarefas escolares. Com esse tipo de ferramenta você pode criar avaliações, desenvolver diversas atividades para casa, montar quiz, planilhas e muito mais. Além disso, são ferramentas de colaboração que os alunos conseguem utilizar simultaneamente, podendo desenvolver habilidades de leitura e escrita em grupo, fora raciocínio lógico e matemático, de uma forma natural, trabalhando a colaboração e a empatia.

Vantagens de usar a tecnologia na educação infantil

Confira a seguir algumas vantagens de usar a tecnologia na educação infantil:

Maior vontade para aprender

Usar a tecnologia na educação infantil estimula o aluno a querer sempre estar na escola, associando a vivência das atividades e experiências a bons momentos.

Ganho de novas habilidades

A capacidade dos alunos pode ser desenvolvida com as ferramentas tecnológicas, agindo no auxílio do aprendizado da língua, da fala e também das expressões sociais e emocionais.

Estimula a criatividade

Como já foi citado, a tecnologia na educação infantil faz com que os alunos saiam de uma posição passiva, estimulando a expressão da criatividade para criação de fotos, vídeos e áudios, que podem demonstrar suas ideias.

Melhora o foco e também a atenção

Manter as crianças interessadas em uma aula pode ser um desafio para os professores. Com essa tecnologia, os alunos são estimulados a interagir melhor, ver e ouvir, melhorando a sua produtividade.

Melhora a colaboração e trabalho em equipe

Trabalhar em grupo é algo essencial nessa parte da vida. Por meio de atividades de gamificação, os alunos conseguem aprender o conteúdo de forma mais fácil, além de apoiarem os colegas e trocarem ideias, entendendo o valor da colaboração como uma habilidade social muito importante.

Alunos da turma Verde 1 usando os tabets do Instituto para acessar os conteúdos da plataforma “Khan Academy”.

Como inserir a tecnologia na educação?

É normal ter dúvidas sobre como inserir a tecnologia na educação, veja algumas soluções para tal problema:

Uso de redes sociais

É extremamente necessário fazer um alerta para os perigos da exposição excessiva nas redes sociais. O risco de fazer publicações públicas deve ser alertado, além de aceitar amizades de pessoas desconhecidas. Contudo, é possível usar as redes sociais de uma forma educativa. O professor pode criar perfis para um grupo ou para algum projeto, e usá-los para que seja possível informar outras pessoas sobre o que seus alunos estão aprendendo

Tirar fotos pedagógicas com a turma

Tirar selfies para agradar o seu próprio ego pode não ser o principal objetivo das fotos. Pode-se estimular os alunos a tirarem fotos que tenham o intuito de demonstrar conteúdos que já foram abordados em sala de aula. 

As fotos pedagógicas podem ser colocadas em painéis na escola ou nos perfis que são apropriadamente criados para essa finalidade. É importante que haja uma reflexão por trás das imagens, essa reflexão vai ajudar as crianças a desenvolverem o seu senso crítico e sua autonomia.

Proporcionar leituras online

Essa é uma das vantagens da tecnologia para permitir que os alunos possam ter acesso a livros ou histórias sem ter que adquirir eles. Isso pode facilitar o acesso das crianças à leitura.  Muitos dos livros online podem ser disponibilizados de forma gratuita por editoras, bibliotecas virtuais e livrarias.

Trabalhar com vídeos

Esse tipo de trabalho talvez não seja uma grande novidade se você considerar a apresentação dos vídeos para que esses estudantes possam entender melhor os seus conteúdos, mas não precisa ficar só nisso. Esses alunos podem produzir os próprios vídeos ou até mesmo ser protagonistas deles para explicar o conteúdo que foi aprendido.Quer saber mais sobre a tecnologia na educação? Conheça o Instituto  Ação e Educação (IAE) e saiba mais sobre a importância da educação!

Adicionar Comentário