A profissão docente é uma das principais no mundo, mas é importante entendê-la bem para buscar o fortalecimento dessa profissão tão necessária na sociedade. Esse artigo é para mostrar a relevância do professor e também alguns pilares para o fortalecimento da profissão. 

Confira tudo a seguir!

Entenda melhor a importância da formação do professor. | Foto: Freepik.

A profissão de docente e sua importância

Nós sabemos que a educação é um dos pontos mais cruciais para que todas as pessoas consigam se desenvolver com ética e integridade, para poder viver em sociedade. Logo, existe a importância da profissão docente, ou seja, o professor.

Os professores não são apenas especialistas em aprendizagem, eles também transformam os alunos em adultos individuais e membros da sociedade. Eles auxiliam os discentes no desenvolvimento da autonomia e pensamento crítico. Os docentes proporcionam aos alunos interações e relacionamentos além do intelectual e os ajudam a desenvolver habilidades socioemocionais e essas habilidades abrangem os meios sociais de relacionamentos, bem como padrões comportamentais. Ao ajudar os alunos a desenvolver tais habilidades e ao proporcionar interações com o diferente, eles também envolvem o ensino sobre o respeito a tais diferenças. Os programas escolares ministrados por professores fornecem aos alunos o conhecimento de que precisam para futuras carreiras e relacionamentos interpessoais.

A educação dá aos professores um papel de destaque: formar cidadãos capazes de atuar como membros de uma sociedade. Os professores desempenham um papel essencial na educação, servindo como um canal para novas ideias sobre o desenvolvimento do conhecimento. Qualquer pessoa pode desenvolver novos conhecimentos através do trabalho docente, por isso é importante que a educação exista para um propósito social. Ao usar a educação e o conhecimento como arma, a sociedade como um todo pode se beneficiar.

Pilares essenciais para fortalecer a profissão

É fundamental conhecer os pilares da profissão docente para que haja uma mudança real na imagem da profissão e na forma de exercê-la. Veja quais são esses pilares:

1. Estimular jovens a seguirem a profissão

Um dos pontos que mais é discutido em relação à profissão docente é que poucas pessoas no Brasil querem seguir esse caminho. Em um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi constatado que apenas 2,4% dos jovens brasileiros querem se tornar professores. Portanto, deve-se ter estímulos além do salário para que a profissão docente seja atrativa, como uma imagem melhor dos professores e ambientes de trabalho melhores.

2. Governança e Conectividade

Assim, para existir uma evolução em relação à profissão docente é necessário criar governança dentro do processo de mudança e implementação. Isso requer a criação de instâncias decisórias que levem em conta as contribuições de três eixos de discussão: federalismo (mecanismo de cooperação entre o governo e o sistema nacional de educação), tripés de formação (universidades, redes de ensino e escolas) e órgãos reguladores (Ministério da Educação, Comissões Nacionais de Educação e Congresso).

3. Formação do docente (H3)

A formação do docente é um ponto essencial entre os pilares. Existe um consenso entre os estudiosos de que há uma diferença entre os conteúdos que são ensinados durante a formação e o que é visto na rotina de sala de aula. Portanto, é defendido que exista uma conectividade maior do que é a realidade escolar com o ensino na formação desse profissional.

O que mais se vê é a discrepância entre o ensino de antigamente com o que é vivido na sala de aula no século 21, pois existem pontos que acabam sendo deixados de lado por não haver um foco maior na formação docente. Isso  mostra que deve haver uma evolução maior em relação às práticas que possuem efetividade atualmente..

Assim, os pontos que exigem mudança na formação docente são:  comunicação, colaboração e escuta ativa.

4. Entrada para a profissão

A sondagem da formação de professores revela que no início da carreira docente são implementados processos de acompanhamento mais rigorosos. Isso se deve ao fato de ter sido implantada uma política de estágio probatório, que envolveu o professor sendo supervisionado por colegas mais experientes. Isso foi revelado pelo Plano Nacional de Educação, que foi implementado em 2014. O plano previa que os sistemas de monitoramento deveriam ser implementados nas redes públicas de ensino básico e superior. Esses sistemas também devem envolver uma equipe de profissionais experientes supervisionando os iniciantes.

5. Aprendizado constante

A sociedade está em desenvolvimento e mudando suas estruturas mentais e culturais. Por isso, a profissão docente não deve parar no tempo, mas continuar acompanhando as evoluções que a sociedade está oferecendo para usar isso durante o aprendizado.

O que se ressalta neste pilar é que o docente receba oportunidades que vão além de apenas uma função, mas que ele seja exposto a diversos papéis para que possa ter uma carreira mais aberta para novas chances no mercado de trabalho.

A relevância do trabalho das ONGs

O papel do trabalho das ONGs é levar uma estrutura maior para quem realmente precisa, pois sabemos que o Brasil é um país que tem muitas dificuldades em prover vida básica a toda a sua população. Por isso, é necessário ter pessoas nos bastidores que estejam prontas para doar.

É claro que o desenvolvimento geral das regiões pobres envolve ONGs dedicadas a ajudar da melhor maneira possível e a profissão docente permeia as diversas áreas da nossa sociedade promovendo o desenvolvimento. Por isso, é essencial entender a importância que essa profissão tem para todos no Brasil.

A educação é um direito de todos. E, por isso, o Instituto Ação e Educação (IAE) oferece oportunidades para crianças, a partir do 2° ano do Ensino Fundamental, receberem uma educação de qualidade, com educadores que enxergam a realidade atual e tenham um olhar crítico sobre as práticas docentes. Confira o site da ONG e entenda melhor as atividades propostas! 

Adicionar Comentário