A cidadania é um dos fatores determinantes para a educação infantil. Levando em consideração a sociedade atual em que vivemos, é muito importante que os alunos consigam se enxergar como agentes transformadores e, principalmente, como parte da cidadania.

Um dos principais objetivos ao ensinar sobre cidadania na educação infantil é a formação de adultos conscientes e responsáveis, com capacidade de conviver e gerir a sociedade. No entanto, esse é um assunto que deveria ser abordado com mais frequência na educação básica.

Ao longo da matéria, você verá o que é cidadania, qual a importância de incluí-la na educação infantil, quais são os benefícios de ensinar a cidadania na educação infantil e como ensinar e colocar em prática a cidadania para crianças. Continue a leitura!

O que é cidadania?

A cidadania diz respeito aos direitos e deveres dos cidadãos que vivem em sociedade, que no nosso caso são antevistos pela Constituição da República Federativa do Brasil (1988).

O conceito de cidadania, por sua vez, assegura o acesso a todos os bens materiais e culturais que são gerados pela coletividade, bem como estabelece o poder de intervenção na esfera pública.

O termo “cidadania” vem do latim civitas, que traduzindo significa “cidade”. Recebe esse nome pois na Grécia Antiga, eram considerados cidadãos aqueles que habitavam as cidades – embora, com o passar do tempo, esse termo deixou de ter um sentido tão restrito.

Atualmente, o cidadão não é somente aquele que habita em um ambiente urbano.

Qual a importância de incluir a cidadania na educação infantil?

A educação está relacionada aos termos: liberdade, democracia e cidadania. Pensando nisso, a formação da busca por uma cidadania é buscar despertar a consciência de que todo ser humano é um sujeito individual e coletivo.

Independente de todas as características individuais de cada um, como ideologia, religião, etnia, patrimônio, entre outros, todos temos o direito de participar ativamente das questões da sociedade, tendo como objetivo o bem comum.

O ensino para a cidadania na educação infantil é muito mais do que apenas a formação de cidadãos conscientes, mas a estimulação para as crianças cumprirem seu papel social, tornando-os agentes de transformação do próprio espaço em que estão inseridos. Por essa razão, o diálogo acerca da reflexão e da criticidade é indispensável.

Entretanto, esse processo na educação infantil leva todos os humanos envolvidos a compreenderem a dimensão das escolhas e ações de suas responsabilidades, a fim de contribuir para um mundo melhor.

5 benefícios de ensinar cidadania na educação infantil

Agora que você já viu o conceito de cidadania e a importância de incluir esse fator na educação infantil, veja a lista de benefícios que separamos ao inserir esse assunto na educação infantil:

1. Conscientiza as crianças sobre assuntos importantes da sociedade

A boa consciência de um cidadão tende a afetar o convívio local, nacional e internacional. Crianças que cresceram praticando os hábitos de cidadania são capazes de aprender a respeitar tanto os outros como a si mesmas.

Isso vale para qualquer região do mundo. Quando estamos falando de uma sociedade de forma abrangente, estamos vendo cada vez mais pessoas defendendo problemas relevantes.

2. Amplia a participação do cidadão em questões sociais

A cidadania na educação infantil é importante pois possui o objetivo de capacitar as crianças para a tomada de decisões importantes e pensar de maneira crítica para que consigam explanar suas ideias e trabalhar em equipe pacificamente.

Além disso, essa educação infantil com a cidadania evolui o lado pessoal, profissional e educacional desses indivíduos. Ao incluirmos essa educação nas escolas, estamos criando cidadãos flexíveis, proativos e criativos.

3. Controla os limites das crianças tanto dentro quanto fora do ambiente escolar

É preciso estar atento durante os ensinamentos sobre a cidadania na educação da criança, especialmente para estabelecer limites.

Não podemos esperar que eles simplesmente aprimorem o comportamento em sociedade rapidamente. Para isso, são investidos meses de aulas junto com estudos sobre ética com o apoio dos pais ou responsáveis.

4. Melhora o convívio social entre crianças e adultos

Como a sociedade pertence a todos, todas as ações possuem impactos dentro de um grupo social. Os professores precisam acreditar que a sociedade se torna mais ampla e inclusiva quando há mais participação por parte dos cidadãos.

Para isso, é preciso colocar em prática todos os exemplos de como construir uma sociedade mais diversificada e respeitosa.

5. Aumenta os diálogos escolares

Você já sabe que educar as crianças para a cidadania tem como finalidade preparar os pequenos para desafios e oportunidades da vida adulta. No entanto, as escolas também se beneficiam dessa educação, pois ajuda a deixar os alunos mais motivados e responsáveis, agindo de forma mais respeitosa com professores, colegas e funcionários.

Como ensinar e praticar a cidadania para crianças?

Há várias atividades mais direcionadas que podem ser implantadas nas escolas para estimular a cidadania nas crianças, tais como:

Definição coletiva das regras em sala de aula

Para que todos os alunos compreendam as regras de convivência e o papel em sala de aula, é necessário que elas sejam criadas de acordo com os estudantes.

Participação dos alunos em projetos comunitários

Uma das formas de as crianças aprenderem a cidadania na prática é perceberem as demandas do bairro em que moram e poder colaborar com elas. Por isso, os projetos comunitários também atuam no estreitamento de vínculos entre escola e sociedade.

Criação de grupos de debates

Os grupos de debates, ou grupos de discussão, ajudam as crianças a desenvolverem habilidades cognitivas e socioemocionais, entre elas a participação, o respeito às diferenças, o diálogo e a construção de argumentos.

Simulação de eleições

Votar é uma das etapas funcionais do exercício democratrico, ainda que este não se limite somente a apertar uma tecla. As simulações de debates ou eleições estudantis são algumas formas de conscientizar os alunos sobre o valor do voto.

A formação cidadã é muito importante para o desenvolvimento pleno das crianças. Logo, ser um agente de mudança consciente de seus direitos e deveres em relação à sociedade e atuar na luta pela vida digna a todos é uma lição e tanto.

Se você gostou do artigo e se interessou pela importância do ensino sobre a cidadania na educação infantil, conheça o Instituto Ação Educação, com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade para crianças e adolescentes, seu ensino contribui para que cada um deles tenha seu próprio projeto de vida.

Adicionar Comentário