Existe uma concepção muito objetivista na sociedade que menospreza o consumo e o desenvolvimento da arte como uma forma de expressão. Fato é que dentro das diversas formas que o ser humano consegue se expressar, a arte é talvez aquela que consiga trazer maior grau de subjetividade e reflexão acerca de determinada situação. Isso acaba contribuindo muito para o desenvolvimento de uma análise crítica e, principalmente, como um estímulo para a imaginação das crianças e jovens. Desse modo, é importante entender como se faz presente a arte na educação infantil


Antes de tudo é importante entender que de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as artes visuais na educação infantil constam como uma matéria compulsória, ou seja, é determinado pelo estado que as escolas são obrigadas a oferecer aulas de arte na educação infantil. Apesar disso, grande parte da sociedade entende tal área do conhecimento como algo meramente diversional e que não deve ser levado a sério, quando na verdade é justamente o contrário.

 Arte na educação infantil bncc. | Foto: Freepik.

A arte pode sim ser algo diversional, ainda mais quando aliada ao prazer estético, mas o papel que ela tem é justamente de propor e causar reflexão acerca de algo. Com isso, é bastante importante que, junto do amadurecimento de crianças e jovens, eles sejam estimulados a desenvolverem produções artísticas. Quando se ouve frases sobre arte na educação infantil, normalmente as pessoas tendem a ter uma pulga atrás da orelha já que “fazer arte” muitas das vezes acaba sendo atrelado a “fazer besteiras” como sair pintando paredes e móveis por exemplo. 

Apesar de ser extremamente inconveniente, e em certos casos deve ser repreendido, o ato de riscar móveis e paredes nada mais é do que a forma mais genuína que aquela criança consegue expressar seus sentimentos. Por isso, confira abaixo um pouco mais em relação à descoberta da arte na educação infantil. 

A descoberta da arte na Educação Infantil

Quando o assunto é arte na educação infantil, logo surge a imagem de pinturas com os dedos e mãos, sujeira e desordem em relação às tintas utilizadas. Quantas vezes você já deve ter visto isso pelos corredores de escolas, ou até mesmo já presenciou e realizou tais práticas. Fato é que na pintura de mãos e dedos se inicia a arte na educação infantil, já que, nesse momento, os pequenos artistas começam a realmente produzir uma peça artística. 

É através dessas dinâmicas que as crianças conseguem se manifestar e se expressar de modo subjetivo trazendo, em algumas vezes, muito mais informações e expressões do que aquilo que diz entre as poucas palavras que são de domínio de uma criança. Portanto, a arte na educação infantil traz a primeira forma de expressão desenvolvida em ambiente escolar, já que é anterior à própria escrita. 

Além disso, é importante entender que além das questões subjetivas presentes na arte na educação infantil, existe também uma série de outros aspectos benéficos que esse estímulo precoce à arte tende a trazer. A arte na educação infantil surge como uma forma também de estimular a organização, assim como de desenvolver habilidades motoras, que acabam sendo utilizadas para quase tudo na vida adulta. Outro ponto é acerca da experimentação de novos eventos e a ansiedade por tal, além de ser uma ótima forma de desenvolver e apurar os sentidos como tato, olfato, audição, e principalmente a visão. 

A arte na rotina escolar

Infelizmente, devido a necessidade de ter artes no currículo escolar, muitas instituições de ensino acabam “menosprezando” tal área, oferecendo apenas uma aula de arte semanal, e o contato com a arte acaba por ali. Talvez nas etapas mais avançadas da educação – nas quais muito daquilo que se é cobrado externamente acaba sendo priorizado – a arte acabe sendo deixada um pouco de lado, mas quando falamos de arte na educação infantil, existe toda uma questão de desenvolvimento humano, na qual a arte deve estar presente constantemente. 

Portanto, além de a escola oferecer a aula de artes semanalmente, deveria trazer para a sua rotina uma série de propostas de inclusão e integração através da arte, e até mesmo estimular a produção artística, uma vez que ela está diretamente atrelada com o desenvolvimento de capacidades motoras, que são muito importantes para o desenvolvimento humano.  

Ainda assim, a arte na educação infantil também deve se fazer presente para o maior desenvolvimento da capacidade de imaginação e de invenção dos pequenos, já que a vida adulta vai demandar em diversos momentos a utilização dessas habilidades. É comprovado cientificamente que na infância e juventude de modo geral, o aprendizado de qualquer tarefa é desenvolvido de maneira mais fluida e fácil, por isso é mais fácil que crianças aprendam inglês, do que adultos. 

É até possível perceber na educação infantil que as diversas outras áreas do conhecimento acabam convergindo para a arte para tentar se comunicar com as crianças – então a matemática trará as figuras geométricas e números através de desenhos e figuras, a literatura e a língua portuguesa trabalharão com a arte presente nos livros e contos com narrativas do maravilhoso, e por fim, as ciências trarão uma visão mais cética e determinada sobre o mundo, através dos desenhos e figuras presentes na rotina daquela criança. 

Aluna do IAE mostrando sua apostila com figuras de recorte e cole.

Com isso, o desenvolvimento das atividades de artes na educação infantil se dá muito além de apenas aulas de arte, ela pode e deve estar presente, de algum modo, em diversas outras áreas, facilitando a expressão entre alunos e professores, e principalmente, atuando no desenvolvimento de habilidades essenciais para o indivíduo. Desse modo, faço o convite para que você conheça o Instituto Ação Educação e os seus respectivos projetos em relação à alfabetização e o desenvolvimento de crianças e jovens. 

O principal objetivo do Instituto Ação e Educação é possibilitar que as crianças atinjam a alfabetização plena e tenham o conhecimento de matemática adequado à sua série escolar. Além disso, o Instituto faz um acompanhamento da evolução das crianças (crianças do 2º a 6º ano, que estão na faixa entre 7 e 12 anos) para ajudar cada uma delas a alcançar os objetivos. Para saber mais a respeito da arte na educação infantil e também sobre o instituto e seus projetos, acesse o site, clicando aqui.

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