As organizações não governamentais, conhecidas pela sigla ONG, são instituições que têm ganhado cada vez mais espaço na mídia, mas existe uma infinidade de pessoas que não conhecem como funcionam as ONGs e por isso não sabem o por quê de doar para ONGs. Para poder estimular a doação para as organizações, separamos um tempo para falar o que elas são e como funcionam e também como você pode doar para ongs.

Saiba por que investir nas ONGs. | Foto: Freepik.

Por que investir nas ONGs? Essa pergunta pode ter várias respostas bastante satisfatórias, através da religião, através do bom senso, e até mesmo através de estímulos financeiros. No exemplo financeiro, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem usar uma forma de como doar imposto de renda para ong

O Governo Federal criou mecanismos que possibilitam a doação para diversas instituições e isso gera uma redução no valor do imposto de renda. Essa foi uma das formas que o Estado pensou para incentivar as doações, mas é algo pouco divulgado e que é bem benéfico para as instituições que recebem essas doações.

Existem outras razões para isso e estão ligadas a empatia, dizeres religiosos que pregam irmandade e ajuda ao próximo, o que faz com que as pessoas sintam esse dever de doar para ONGs e ajudá-las. 

Até onde vai o poder das ONGs

O poder das Ongs normalmente está ligado a alcançar áreas e públicos que acabam sendo negligenciados pelo Estado e que precisam de assistência. Portanto, doar para ONGs significa financiar projetos que visam a inclusão e a manutenção de uma condição de vida digna para um grupo de pessoas. 

Existem ONGs que atuam em várias áreas, por exemplo, trabalhando com construções de moradias de emergência, no setor da educação, na manutenção das crianças nas escolas em locais carentes, etc. 

Por isso, ao doar para ONGs, busque diversificar, doando para ONGs diferentes, para poder ajudar diversos públicos e comunidades. Além disso, as ONGs também servem como um porta-voz de alguma temática importante, na qual ela não tem poder para influenciar, mas consegue fazer barulho para pressionar as autoridades para resolver. 

Um dos exemplos é a limpeza de rios e mares, que necessitam de uma estrutura e de um financiamento considerável para realizá-las, fazendo com que seja algo muito incomum de ser feito pelas ONGs. 

Apesar disso, existem organizações que realizam mutirões para realizar a coleta de lixo nas praias, isso se deve pelo simples fato que o serviço de limpeza e saúde pública nem sempre é eficaz e não consegue garantir a limpeza de todas as praias, e aí fica evidente o poder das ONGs.  

Participe doando | Foto: instituto_acao_educacao

ONGs vivem somente de doação

As ONGs, por serem voltadas à assistência de um público carente, não possuem fins lucrativos, ou seja, os recursos que entram na instituição são direcionados para a sua manutenção e obviamente para a realização dos projetos, por isso é importante doar para ONGs.

As ONGs procuram diversos meios de arrecadar fundos, como bazares, rifas, eventos, para ampliação da sua área de atuação e desenvolvimento de novos projetos. 

Apesar disso, a principal renda das ONGs e, por isso, o maior financiador dos projetos de assistência, são as doações. Portanto uma organização não governamental com pouca doação não consegue ser sustentável e com isso os seus projetos não conseguem ser desenvolvidos, e as pessoas que necessitam dessa atuação serão deixadas de lado, já que o governo não consegue atendê-las e nem a ONG. 

Por isso, doar para ONGs é fundamental para que ela consiga continuar existindo e ativa tanto auxiliando as pessoas, animais, e diversos outros grupos, como também dando relevância a pautas importantes que acabam sendo negligenciadas.

Voluntariado: Doe seu tempo e conhecimento

Além disso, é muito importante doar para ONGs algo além do financeiro, e é nesse momento que o voluntariado ganha força. As organizações não governamentais, por serem sem fins lucrativos,  costumam pedir ajuda com trabalho voluntário. E isso pode ser feito de diversas maneiras, caso você seja algum profissional na área de atuação que será desenvolvida no projeto, você pode se voluntariar para transmitir conhecimento e capacitar as demais pessoas envolvidas no projeto. 

Doar o conhecimento é extremamente importante, portanto se você é um professor e está envolvido em uma organização que tem como foco a educação, capacitar as pessoas envolvidas é doar aquilo que o dinheiro não poderá fazer. 

Em um país tão desigual como o Brasil e de dimensões continentais, é bastante comum se deparar com diversas situações que comprovem a negligência do Estado. Portanto a ação das ONGs é muito importante, já que elas conseguem evidenciar problemas e mazelas da nossa sociedade, e trazer consigo diversas alternativas para a resolução do problema. 

Existe uma expressão que fala “a união faz a força” que é bastante clichê, mas nesse caso é realmente verdade e faz muita diferença. É muito comum não doar para ONGs com a desculpa de que falta dinheiro no momento, mas doar para ONGs vai muito além da questão financeira, divulgar as atividades, se voluntariar em algum mutirão, ou até mesmo se tornar voluntário permanente ou periodicamente.

Portanto, vai muito além de ajudar financeiramente, doar para ONGs espaço na mídia e nas redes sociais é fundamental, já que faz com que os projetos ganhem mais visibilidade, e com isso a arrecadação também aumenta, podendo atender um público maior. No entanto, é possível sempre realizar pequenas doações periódicas e ir divulgando entre familiares e amigos, que essa união consegue trazer algo relevante em questão de notabilidade, e financeiramente. 

Através da apresentação da funcionalidade e da importância de doar para ONGs, fica evidente que qualquer pequena ação positiva que seja replicada várias vezes gera um impacto relevante na sociedade. Por isso faço o convite para que você conheça o Instituto Ação Educação, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de crianças a partir de 7 anos, com foco em transformá-los em cidadãos plenos, trazendo uma inclusão da família na educação. Para saber mais acesse o site.   

Adicionar Comentário