O frio em SP deve ser bem forte neste inverno. Muitos acabam sonhando com até quando vai o frio em SP. Acontece que o período do inverno é muito difícil para centenas de pessoas em situação de rua que não tem onde se abrigar em tamanho frio.

É uma situação extremamente triste que, enquanto não é resolvida, organizações tentam ajudar a quem passa por esse frio da forma que podem.

Neste texto, vamos trazer algumas iniciativas que têm buscado auxiliar pessoas em situação de rua que têm enfrentado a frente fria nas ruas com poucas formas de aquecer o corpo e cuidar da própria saúde. Veja!

O Inmet deu destaque para a onda de frio que promoveu a menor temperatura mínima para maio em 32 anos. A temperatura de 6,6°C, registrada na estação convencional do Mirante de Santana, no dia 18, foi a mais fria para o mês desde 1990.

A propensão para os próximos  anos é  que as temperaturas subam um pouco e o frio perca a intensidade. Mas, as madrugadas  até agora  são de temperaturas baixas e muito gélidas em São Paulo e outros estados. Para enfrentar o frio, movimentos sociais estão recolhendo donativos de agasalhos e cobertores para distribuir à gente em situação de rua. 

O Movimento Estadual da População em Situação de Rua pede a doação de roupas masculinas, inclusivamente íntimas, alimentos, produtos de  salubridade e barracas. As doações podem ser entregues na Rua José Bonifácio, 395, na Sé, trato central.

O Instituto Jaciara das Trabalhadoras e Trabalhadores Ambulantes de São Paulo  também vem demandando donativo de roupas femininas para adultos e crianças, fraldas e alimentos. Estão sendo recolhidas no Sindicato dos Bancários, Rua Tabatinguera, 192,  também no centro. 

A União dos Movimentos de Moradia de São Paulo (UMM-SP) também organiza uma campanha para doação de agasalhos e cobertores. As doações podem ser feitas em dois endereços. Um deles fica na Rua Maramores, 36, Jardim São Savério, na  zona sul de São Paulo. As entregas  também podem ser feitas na  sede da União, Rua Marconi, 131, 7º andar, na República, no trato central.

A campanha Inverno Solidário

O Inverno Solidário é uma iniciativa organizada pelo governo do estado de São Paulo para doar novos cobertores e agasalhos para grupos carentes. Todos os materiais são direcionados a entidades sociais, centros de acolhimento e moradores de rua do Estado de São Paulo.

Existem vários pontos de coleta nas estações e terminais de trânsito da Grande São Paulo. Na CPTM, as pessoas podem doar produtos em todos os postos das linhas 7 a 13, com exceção dos postos Amador Bueno e Santa Rita da linha Diamante.

Existem linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata no metrô para retirada. Os franqueados ViaQuatro e Via Mobilidade responsáveis ​​pelas linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô, respectivamente, também receberam doações.

Os doadores também podem viajar para os 13 terminais de ônibus intermunicipais da EMTU.

Disque 156

Na cidade de São Paulo, quem se deparar com um indivíduo em estado de vulnerabilidade pode telefonar de forma gratuita para o Disque 156. Feita a conexão, basta teclar as opções 0 e, em seguida, 3.

Para comandar o trabalho da prefeitura, indique o endereço em que a pessoa se encontra, características físicas e de vestimentas de quem deverá ser abordado. A conexão pode ser feita em anonimato.

Campanha da Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha também está realizando uma campanha de  doação de agasalhos e cobertores. Mais de 3 milhões de atendimentos foram realizados, informa a organização.

Estação do Metrô

O Governo do Estado de São Paulo irá realizar mais uma ação “Noites Solidárias” a partir de 11 de junho na estação Pedro II do metrô. Serão distribuídos colchões, cobertores, kits de higiene e refeições para o acolhimento de pessoas durante o período de baixas temperaturas previsto para os próximos três dias. 

Há capacidade para abrigar 100 pessoas e o fornecimento de jantar é feito por meio de uma unidade do Bom Prato Móvel. Na manhã seguinte, os abrigados serão encaminhados à unidade 25 de março do Bom Prato para o café da manhã.

O movimento  está sendo promovido pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Transportes Metropolitanos, com o aplauso da Defesa Civil estadual e do Fundo Social de São Paulo.

Distribuição de colchões

Em maio, a Defesa Civil distribuiu 500 colchões, 354 cestas básicas, cerca de mil litros de água sanitária e 200 kits de higiene pessoal em quatro centros de acolhimento da cidade: Missão Belém – Vida Nova; SEFRAS – Associação Franciscana de Solidariedade; Pastoral do Povo da Rua e Missão Belém – Casa Guadalupe.

Tendas de apoio

A Prefeitura de São Paulo montou dez tendas em várias regiões da capital que servirão de apoio para os moradores em  situação de rua. Nestes espaços são ofertados cobertores, sopas, bebidas quentes, vacinas para Covid-19 e Influenza, e encaminhamentos aos Centros de Acolhida. Também serão disponibilizadas duas ambulâncias para cada  tenda na Praça da Sé.

Endereços das tendas

Confira os endereços:

Zona leste

Guaianases – Praça Presidente Getúlio Vargas;

Itaquera – Praça Itaquera (Av. José Pinheiro Borges, 1670).

Zona norte

Santana – Praça Heróis da FEB;

Vila Maria – Praça Novo Mundo, Parque Novo Mundo.

Zona sul

Santo Amaro – Praça Floriano Peixoto;

Capela do Socorro – Praça Escolar.

Zona oeste

Lapa – Praça Miguel Dell’Erba

Centro

Sé – Praça da Sé (Marco Zero de São Paulo) / Praça Marechal Deodoro;

Mooca – Praça Padre Bento.

Doação de luvas e meias

A Legião da Boa Vontade (LBV) está intensificando suas ações humanitárias em  socorro às pessoas em  situação de rua, atendidas por organizações parceiras. Serão entregues 500 kits ‘Aquecer’ para as ONGs Anjos da Cidade e para a Pastoral do Povo de Rua,  dirigida pelo Padre Júlio Lancellotti. Os kits   são compostos por um par  de luvas, um par  de meias e um cachecol.

Instituto Ação e Educação (IAE)

Ações de cidadania são essenciais para a formação do indivíduo em qualquer situação. Em épocas de frio, também é importante que tenhamos uma formação pedagógica cada vez mais cedo para que entendamos a importância de nos ajudarmos uns aos outros.

Tudo isso pode acontecer já na infância, mas também ao longo da vida e no Instituto Ação e Educação é possível saber e entender mais sobre a cidadania.

Agora você sabe como pode ajudar centenas de pessoas a enfrentarem o frio em SP!

Adicionar Comentário