A diversidade e cidadania cultural refere-se às diferentes tradições de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por abarcar um  longo território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

Os principais componentes da cultura brasileira são os colonizadores europeus, os povos indígenas e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a multiplicidade cultural do Brasil.

A diversidade cultural brasileira é responsável pelas diferentes tradições ao redor do país. Essa diversificação faz com que cada parte do Brasil seja especial e única. Neste texto vamos abordar a importância do respeito à diversidade e cidadania no Brasil, analisando alguns aspectos culturais das regiões brasileiras. Continue a leitura! 

Região Nordeste

Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, quadrilha e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a comemoração de Iemanjá e a  limpeza das escadarias do Bonfim. A região possui uma ampla gama quando falamos de diversidade e cidadania. 

A literatura de Cordel é outro elemento acentuado da cultura nordestina. O artesanato é representado pelos afazeres de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão-verde, canjica, arroz-doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.

Região Norte

A multiplicidade de eventos culturais do Norte é imensa. As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, em Belém (PA); e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, ocorrida em junho, no Amazonas. Outros princípios culturais da região Norte: o carimbó, o congo ou congada, o carnaval de reis e a comemoração do divino.

A ascendência indígena é fortíssima na culinária do Norte, baseada no aipim e em peixes. Outros alimentos típicos do povo nortista: carne de sol, tucupi (caldo de aipim cozido), tacacá, jambu, camarão seco e pimenta-de-cheiro.

Região Centro-Oeste

A cultura do Centro-Oeste brasileiro é diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, maria-isabel, empadão goiano, pamonha, angu, cural e peixes do Pantanal.

Região Sudeste

Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, infante de boiadeiro, baile de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, carnaval de reis, caiapó.

A culinária do Sudeste é bem diversificada. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza, etc.

Região Sul

O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis, alemães e italianos. As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã). Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.

Da diversidade à desigualdade

A cultura brasileira é diversificada, o que não exclui a aparente desigualdade social, que é uma característica  notável de nosso país e é atestada pela aparente preponderância de uma classe social nos processos de divisão social do trabalho e da renda, além de fatores importantes como o acesso à saúde, educação, saneamento e segurança.

Apesar de vasta e ampla, a cultura brasileira torna-se símbolo de status para as elites, que selecionam arbitrariamente aquilo que deve ou não ser consumido, relegando o que não foi apurado para o limbo do desenvolvimento cultural. Ademais, a nossa rica diversidade da cultura popular faz dessemelhança ao nosso povo, desprovido, muitas vezes, de insumos básicos para a sobrevivência.

É normal escutarmos que o Brasil é um  território miscigenado, de cultura vasta e crenças religiosas sincréticas, de grande diversidade e cidadania. De fato, a composição étnica do povo brasileiro ocorreu, primeiramente, com a mestiçagem entre povos africanos, portugueses (que já tinham em sua ascendência traços de miscigenação entre povos diversos do continente europeu) e indígenas.

Ao longo do tempo decorrido, desde o  princípio da república, o Brasil recebeu imigrantes italianos, japoneses, alemães e de outros países sul-americanos. Isso apenas atesta que, tomando o significado de cultura por uma conceito geral que envolve os hábitos, costumes, a culinária, as crenças e o modo de vida geral de um povo, o Brasil é grandemente vasto.

Porém, esse conceito diverso da cultura brasileira pode resultar em um olhar equivocado quanto à não existência de mazelas sociais, como a desigualdade social, o elitismo cultural e o racismo.

Gilberto Freyre, em Casa-Grande e Senzala, aponta sua decomposição sobre a sociedade colonial brasileira para um rumo, no mínimo, estranho: ele faz uso de uma aproximação harmônica entre negros e brancos no Brasil Colonial, o que parece estar um eufemismo que relativiza o que aconteceu – a autoridade pura e simples de brancos contra negros.

A miscigenação que Freyre utiliza como dado para testemunhar a sua teoria nada mais foi que fruto de abusos sexuais e estupros de homens brancos contra as suas escravas e as mulheres indígenas. Quando se relativiza a autoridade branca durante o período colonial, tende-se a defender um racismo estrutural que perdura até hoje.

Quais são as diversidade culturais brasileiras?

Diversidade e cidadania caminham lado a lado. No Brasil não poderia ser diferente fazendo com que vários estados e regiões do país tenham uma grande diversidade e cidadania. 

De Norte a Sul, o país carrega sua diversidade e cidadania com uma identidade própria, fazendo com que sua dimensão continental abarque centenas de tradições, culturas e costumes diferentes. Diversidade e cidadania são ótimos termos de definição para o Brasil. Onde diversas culturas se propagam e existem em comunhão. O Brasil faz de sua diversidade e cidadania um carro chefe de sua história, acolhendo centenas de povos e fazendo deles um só.

Diversidade e cidadania são mais do que conceitos, no Brasil são mecanismos de existência e resistência, onde reafirmar sua diversidade e cidadania é existir como sujeito no mundo, com direitos e deveres iguais aos dos demais.

Instituto Ação e Educação (IAE)

Conheça o Instituto Ação e Educação e veja os diversos programas de Diversidade e Cidadania que podem contemplar crianças e adolescentes. Nesta faixa etária, é muito importante que esses jovens estejam em contato com os mais variados temas pois estarão no processo de construção de seu entendimento sobre diversidade e cidadania. 

Saiba mais sobre o Instituto e contribua para que nossos jovens respeitem, criem e valorizem novos amplos conceitos de diversidade e cidadania.

Adicionar Comentário