A educação para a cidadania é um assunto em alta hoje em dia quando se trata do campo da educação infantil. Ensinar desde cedo a educação e cidadania e seu papel dentro da sociedade é de extrema importância para o bom funcionamento da mesma.

Quer saber mais sobre a importância da educação para a cidadania, para que serve a educação para a cidadania e o que significa educar para a cidadania? É só continuar lendo!

Educação e cidadania: qual a relação?

Afinal, qual é a relação da educação para a cidadania? A prática que cada um tem de cidadania é a constituição de um processo que é tanto individual quanto coletivo, que faz apelo à reflexão e também à ação em relação aos problemas que são sentidos pelas pessoas que constituem essa sociedade.

O exercício dessa cidadania implica que, por parte de cada um desses indivíduos e também com quem eles interagem, exista uma tomada de consciência, em que a evolução possa acompanhar as dinâmicas de intervenção e também transformação social. A cidadania pode ser explicada como uma atitude ou comportamento dentro de um modo geral de estar em sociedade, tendo como referência os direitos humanos e os valores da igualdade.

Já dentro do processo da educação para a cidadania, ela tem o objetivo de sempre contribuir na formação de pessoas que sejam responsáveis, autônomas, solidárias e que consigam exercer os seus direitos e deveres sempre na forma de diálogo, mantendo o respeito pelos outros e com um espírito democrático, pluralista, criativo e crítico.

A escola tem um papel muito importante dentro do contexto da aprendizagem e também do exercício da cidadania, já que nela se refletem as preocupações que são transversais à sociedade, envolvendo as mais diferentes dimensões da educação, como a educação para os direitos humanos, educação ambiental, assim como o desenvolvimento sustentável, educação financeira, educação do consumidor, educação para o empreendedorismo e muito mais.

Qual a importância para as crianças?

A educação para a cidadania tem o poder de proporcionar às pessoas todo o conhecimento e habilidades para a compreensão, desafio e envolvimento do indivíduo com a sociedade. A educação para a cidadania inclui disciplinas como a política, a mídia, o direito, a economia e também a sociedade civil. O tema vem ganhando cada vez mais visibilidade nos últimos anos por conta da facilidade existente ao acesso das informações que vem surgindo.

É fundamental que as sociedades democráticas possam ser formadas por cidadãos ativos, informados, críticos e, principalmente, responsáveis. Isso significa que a educação para a cidadania é necessária para criar cada vez mais indivíduos que estejam dispostos e sejam capazes de assumir cada vez mais responsabilidades para si mesmos e suas posições dentro da sociedade, contribuindo para os fatores políticos dentro da sua região.

Quais os benefícios da educação para a cidadania plena?

Quer saber quais são os benefícios da educação para a cidadania? Confira aqui!

Conscientização das crianças sobre temas importantes na sociedade

Esse é um dos melhores benefícios que a educação para a cidadania carrega. Um cidadão que é consciente tem noção de como as suas ações podem afetar o seu convívio local e até mesmo nacional. Crianças que adquirem essa mentalidade desde cedo podem crescer praticando hábitos de ética e também cidadania, aprendendo a respeitar as outras pessoas e, em primeiro lugar, a si mesmas. Quando se pensa na sociedade de forma abrangente, vemos cada vez mais pessoas defendendo os problemas que são relevantes.

Ampliação da participação do cidadão que é íntegro dentro das questões sociais

Esse é outro benefício da educação para a cidadania. Além de mostrar exemplos do que é uma boa cidadania para as crianças, é necessário saber qual é a opinião delas dentro do ambiente, como elas reagem aos ensinamentos que são vindos dos pais e da escola, se concordam ou não e o que forma a opinião deles. É necessário sempre deixar da forma mais simples e exemplificada possível quais são as maneiras de se manter um convívio social que é saudável e feliz, tanto dentro quanto fora de sua casa.

A educação para a cidadania é extremamente necessária, tendo o intuito de capacitar os jovens na hora de tomar as suas próprias decisões importantes, e pensar de forma crítica para que eles sejam capazes de explicar quais são as suas ideias e opiniões formadas com eficácia e trabalhando em equipe de uma forma pacífica. 

Essa educação para a cidadania pode evoluir tanto o lado pessoal quanto o educacional e profissional quando as crianças crescerem. Quando se faz a inclusão dessa educação dentro das salas de aula, se cria cidadãos flexíveis, criativos e proativos.

Controle dos limites dentro e fora da escola

É necessário prestar muita atenção na hora dos ensinamentos da educação para a cidadania, ainda mais na hora de estabelecer limites. Não se pode permitir que elas aprimorem de forma muito rápida o comportamento na sociedade.

Melhoria no convívio entre crianças e adultos

A sociedade é algo pertencente a todos nós. Por esse motivo, é necessário que todos acreditem que ela se torna um lugar mais amplo e inclusivo quando os cidadãos participam sempre de forma ativa nela, depositando toda a sua energia dentro de questões e problemas que afetam a vivência de sua sociedade.

É preciso colocar em prática todos os exemplos sobre como se construir uma sociedade que é diversificada e também respeitosa.

Aumento nos diálogos escolares por meio da educação para a cidadania

Já se sabe que a educação para a cidadania consegue preparar as crianças para os futuros desafios e oportunidades que a vida adulta e profissional espera. Porém, você sabia que as escolas também conseguem se beneficiar com essa educação? 

A educação para a cidadania ajuda a deixar todos os seus alunos muito mais motivados e responsáveis, agindo de uma forma respeitosa com seus professores, funcionários e outros membros da comunidade.

Quer saber mais sobre a educação para a cidadania e se aprofundar no tema educação e cidadania? Acesse a página do Instituto Ação e Educação  (IAE), para crianças a partir de 7 anos, ou 2° ano do ensino fundamental.

Adicionar Comentário