A leitura desde cedo é muito importante para o desenvolvimento das crianças. E existem variados tipos. Leitura para criança de 8 anos, 9 anos, 10, ou até mesmo para bebês. O fato é que você já deve ter escutado várias frases sobre leitura para crianças, vamos saber um pouco mais sobre isso então! 

A infância é um período indispensável para a constituição de bons hábitos. Por isso, o incentivo ao descobrimento do universo literário deve chegar o mais depressa possível.

A infância é um período cheio de descobertas. Começamos a  observar o universo que nos cerca enquanto nos reconhecemos como pedaço dele. Somos todos contadores de histórias e, em meio a esse  segmento complexo, são elas que nos ajudam a captar conceitos, princípios e ideias.

Incentivar o contato dos pequenos com os livros é necessário para que eles desenvolvam o hábito da leitura desde crianças. Mesmo antes da alfabetização, a criança gosta de folhear livros, reproduzir gravuras, ouvir histórias e imaginar o universo do seu jeito. Pais e professores têm um papel essencial nessa jornada.

A leitura desde criança consegue nos impactar antes até de conhecermos as letras ou compreendermos as histórias. A simples ação de ler para uma criança já proporciona um momento de simpatia e união com o adulto, que ela ainda associa à leitura.

Crianças maiores já conseguem executar a prática das histórias como um meio de interpretarem o seu próprio mundo. A partir daí, o desejo de terem auto-suficiência para fazer a leitura desde crianças sozinhas é um incentivo para a alfabetização. Conforme ela cresce e a paixão pela leitura se fortalece, ela ainda consegue desempenhar melhor seu sentido lógico e manifestar com mais precisão os seus sentimentos.

Vivemos em um período digital, onde a nossa consideração está cada vez mais voltada para os dispositivos eletrônicos. Introduzir a leitura desde cedo na vida do pequenino se torna até mais importante para que ele tenha contato com outros estímulos. Assim ele se sente mais seguro e autoconfiante, desenvolve sua  inteligência de argumentação e avaliação crítica do universo a sua volta, expressa melhor seus sentimentos e fortalece sua identidade.

A leitura desde criança é uma das ferramentas mais poderosas para interagir com o nosso ambiente e compreender o mundo.

Seja em casa ou na escola, a literatura estimula diferentes habilidades nas crianças por meio da contação de histórias e, posteriormente, da alfabetização infantil. Por exemplo, os livros apoiam o desenvolvimento da linguagem, a expansão do vocabulário, a criatividade e a descoberta de mundos imaginários.

Desta forma, a educação deve resgatar o repertório proporcionado por cada história infantil, introduzindo as crianças nas diferenças entre culturas e povos. Além disso, elas podem ser ensinadas a lidar com problemas de maneira ética e também podem ajudá-las a lidar com emoções e sentimentos à medida que se desenvolvem.

A literatura na educação infantil facilita o engajamento justamente de uma forma mais interessante. É uma maneira de as crianças expandirem sua imaginação e encontrar verdadeiros amigos nos livros.

Importância da leitura na educação infantil: crie uma rotina de leitura

A leitura deve ser introduzida naturalmente no cotidiano da criança, não imposta. Para isso, leve em consideração o quanto as crianças estão comprometidas com a leitura desde cedo e respeite esse limite.

À medida que seu filho cresce, observe quais tópicos chamam mais sua atenção. Faça com que seu filho leia para você ou com você, faça perguntas sobre o enredo e incentive conversas sobre a história que estão lendo.

Quando a literatura é vista como um momento de descontração e entretenimento, desenvolver o hábito da leitura desde criança torna-se menos desafiador e, claro, mais prazeroso.

Dessa forma, agendar o tempo de leitura desde criança pode criar uma experiência positiva. Leve as crianças para um pátio ou algum lugar perto de uma árvore. Deixe que eles escolham os livros que querem ler e criem uma folha de leitura para preencher depois. Crie círculos de leitura e incentive os alunos a se comunicarem.

O papel da família e da escola no estímulo da leitura

Apesar de constituir um hábito de aprendizagem da criança, motivar a leitura desde criança é mais do que uma tarefa escolar. Nesta fase, tanto a casa como a escola desempenham papéis diferentes, mas complementares.

Enquanto as escolas cumprem uma função mais intencional e pedagógica, as famílias facilitam a  mais emocional. O papel da escola é garantir algumas competências, deixar as crianças exercitarem a curiosidade intelectual através da leitura. As escolas precisam buscar livros que incutem esse comportamento mais investigativo, de reflexão acurada.

As famílias, por outro lado, precisam cuidar da leitura desde cedo, às vezes sem essa intenção, mas fomentando a intimidade entre os familiares. Elas poderiam escolher um livro que atendesse às necessidades imediatas, um livro que contasse exatamente o que elas estão passando.

Dentro da família, não é necessário ter um repertório extenso para estimular a leitura, pois basta ter interesse em encontrar novas histórias.

A partir de que idade a leitura pode ser estimulada?

O gosto pela  leitura pode ser estimulado desde a gravidez, se concentrando nas mães/pais. A partir do momento em que os familiares começam a ler conteúdos específicos para aquele momento de sua vida, eles já estão mostrando ao bebê o quanto ele é importante para a família e o quanto é importante ler.

Durante a gravidez, a mãe pode se interessar e consumir leituras relacionadas à maternidade.

Como estimular a  leitura de acordo com cada faixa etária

Confira:

  • Do nascimento aos 3 anos: As famílias podem escolher livros que proporcionem experiências sensoriais, como livros de banho, e livros que estimulem a audição ou o tato;
  • Até 6 anos: Livros com temas mais místicos podem ser selecionados para ajudar as crianças a lidar com seus medos;
  • 6+: Pode inserir livros de aventura e ficção científica.

Para desenvolver o gosto pela  das crianças, é importante que elas compreendam diferentes gêneros literários.

Instituto Ação e Educação (IAE)

Sabendo da importância da leitura desde criança, conheça o Instituto Ação e Educação e saiba quais são as melhores formas de introduzir a leitura desde criança para os pequenos mais próximos à você!

Adicionar Comentário