Pais presentes são extremamente importantes na vida de uma criança, principalmente quando o assunto é a educação de seus filhos e como a vida escolar deles está.

Acompanhar a educação de seus filhos de perto pode ser um pouco mais trabalhoso, mas os benefícios serão quase instantâneos para a convivência em casa, notas e também comportamento. Ter os pais presentes pode ser tudo que aquela criança com problemas de comportamento na escola precisa para melhorar a convivência em ambiente escolar.

Quer saber mais sobre a importância de se ter pais presentes que contribuam na educação dos filhos? Continue lendo!

Por que a participação dos pais na educação escolar dos filhos é importante?

Confira alguns motivos que fazem com que a participação dos pais na educação dos filhos seja importante:

Melhora no aprendizado da criança

Por mais que a vida escolar começa quando a criança entra de fato na escola, ela ocorre tanto na sala de aula quanto em casa, ainda mais na infância, em que o processo de ensino e aprendizagem é muito mais lúdico.

Existe uma troca constante entre a casa da criança e o ambiente escolar, por esse motivo, pais presentes podem fazer com que a educação se torne um processo bem mais natural e a performance fica bem melhor. Desse jeito, a criança pode se sentir cada vez mais segura e acolhida para se relacionar pela primeira vez com outros adultos e crianças que estão fora de casa.

Rendimento mais eficaz

A responsabilidade e a autonomia são certamente alguns atributos que todo bom aluno deve ter, certo? É claro que o sonho de todos os pais é que o seu filho seja um bom aluno sem precisar de nenhuma cobrança, tirando boas notas por si só.

Porém, para conseguir desenvolver todos esses pontos, ter pais presentes na educação é algo fundamental. Qualquer aluno precisará de motivação para estudar, principalmente matérias que ele tenha dificuldade ou menos gosto. Fora isso, também cabe aos pais fazer com que essa criança entenda os seus deveres, e com a ajuda deles, construa essa sensação de independência e autonomia.

Redução nos problemas dentro de sala de aula

A presença dos pais dentro da educação dos filhos em casa é algo vital para essas crianças e jovens conseguirem adquirir o hábito de estudo fora da sala de aula, e entendendo que para complementar o aprendizado que ocorre na escola, é necessário estar ali presente.

Apresentar problemas com relação a certas matérias é normal, e levando isso em consideração, a conduta dos pais desse aluno é extremamente importante para que esses desafios possam ser superados e não se tornem problemas dentro da sala de aula.

Diminuição da indisciplina do aluno

Outro exemplo é que a aproximação dos pais e da escola faz com que se tenha um grande impacto dentro da questão social das crianças no seu ambiente escolar. Um ponto inicial para isso é que, o diálogo entre filhos e pais presentes tende ser mais aberto, e a presença dos pais na escola dos filhos permite que eles vejam e observem a conduta dos alunos para além do que chega até seus ouvidos.

Dicas para melhorar a participação na educação dos filhos

Confira algumas dicas:

Comparecer às reuniões escolares

É muito importante que o espaço da casa e da escola esteja sempre conectado. É comum que eles acabem sendo compartimentalizados na vida das crianças e adolescentes, quando na verdade eles são totalmente interdependentes. Essa criança ou adolescente passa grande parte do seu dia na escola, por isso, ela se torna seu principal ponto de socialização.

Fazer visitas à escola quando não puder ir a reunião

Por conta das rotinas corridas e agitadas de trabalho de hoje em dia, muitas vezes os pais nem sempre estão livres no horário das reuniões escolares. Porém, não existe a necessidade de se preocupar com isso, já que a maioria das escolas entende essa situação, que é um  problema bem recorrente, e disponibiliza a recepção deles em horários alternativos, de modo que seja possível conversar e esclarecer pontos bem importantes.

Tente estipular algumas regras quanto ao uso de aparelhos eletrônicos

O mundo em que vivemos hoje é altamente informatizado e conectado, o que pode ser tanto benéfico quanto prejudicial. Ao mesmo tempo em que se tem acesso a qualquer tipo de informação, elas podem ser prejudiciais quando não são passadas por um filtro adequado.

Preparar um local de estudo adequado para seu filho

Além da escola, estudar em casa é algo que faz parte da formação intelectual de uma criança e adolescente. Quando se tem um momento do dia em que seu filho faz essa recapitulação do conteúdo da escola, ele aprende a compartilhar o seu tempo de uma forma muito melhor, conseguindo organizar melhor sua rotina para tarefas.

Papel dos pais na educação e a relação com a escola

Quando uma criança sente que existe uma relação cordial de preocupação com ela, que acaba unindo a sua família e o ambiente escolar, ela consegue criar uma base e uma abertura com os responsáveis, sendo mais fácil adquirir a sua confiança para lidar com os seus desafios do mundo.

Desse jeito, os filhos conseguem sentir muito mais vontade de estudar para as suas avaliações escolares, já que os adultos ao seu redor esperam este resultado deles de uma certa forma. Isso também vale para fazer a contribuição para o exercício da disciplina muito mais cedo, já que as crianças conseguem perceber que os seus compromissos escolares devem ser cumpridos.

Entender qual é o lugar que lhe cabe dentro desse microcosmo, e entender o funcionamento das relações sociais como a empatia e a convivência de seus colegas são algumas das coisas que as crianças devem aprender com seus pais e com a escola. Uma vez que o aluno entende essa lição, ele se torna apto para ocupar o seu lugar dentro da sociedade como um cidadão completo, empático e também atento a como o mundo funciona.

Quer saber mais sobre o mundo da educação e pais presentes? Confira a página do Instituto Ação e Educação!

Adicionar Comentário