As crianças possuem necessidades diferentes dos adultos no que diz respeito à saúde emocional e mental. Para que os pequenos cresçam sabendo gerir suas emoções diante de diversas situações do cotidiano, é importante que eles tenham uma base educacional e familiar sólida.

Atualmente, o bem-estar emocional entre jovens, adultos e idosos é um assunto muito debatido. Embora esse tema seja essencial para a vida toda, é na infância que ele pode começar a ser trabalhado. Afinal, as crianças também podem sofrer com transtornos de comportamento, estresse e até depressão.

Ao longo da matéria, você verá porque é importante falar sobre a saúde mental e emocional na infância, como cuidar da saúde emocional e mental do seu filho e algumas dicas que te auxiliarão nesse processo. Continue a leitura!

Por que falar de saúde mental na infância é importante?

Os primeiros anos de vida para um ser humano funcionam como base para todas as aquisições que o cérebro fará ao longo dos anos. Ao promover a saúde emocional e mental das crianças, estamos cuidando de nossos futuros jovens e adultos e os ajudando a moldar uma parte de sua personalidade.

Os primeiros sinais de transtornos mentais podem surgir ainda na infância. Conforme uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), metade das doenças mentais começam aos 14 anos de idade.

Por isso, discutir esse assunto e estar bem fincado sobre todos os sinais e sintomas contribui para o reconhecimento dos problemas emocionais e mentais.

Como cuidar da saúde mental das crianças?

Embora existam várias formas de cuidar da saúde emocional e mental dos nossos filhos, psicólogos afirmam que cada criança possui necessidades e anseios próprios. Sendo assim, os pais ficam responsáveis por absorver as dicas de cuidados com as crianças com a mente aberta e replicá-las.

Além disso, é preciso compreender que o que é melhor para uma criança pode não cair muito bem para outra, uma vez que cada ser humano é único e possui personalidade própria. No entanto, estar atento nesse aspecto é importante para encontrar a melhor fórmula de cuidado para cada criança.

Durante a infância, os adultos são responsáveis pela saúde emocional e mental dos pequenos, daí a importância de se alertar aos sinais de comportamentos diferentes dos hábitos normais da criança.

A agressividade, dificuldade de concentração, pessimismo e falta de apetite são alguns exemplos.

Dicas

Pensando nos tópicos discutidos anteriormente, separamos 7 dicas incríveis que te ajudarão a cuidar melhor da saúde emocional e mental do seu filho, confira:

1.  Cuidar da sua própria saúde mental

Como você pode cuidar dos outros se não cuidar de si mesmo? Tudo parte da gente, até mesmo quando pessoas estão envolvidas em questões da nossa vida.

Tudo está ligado ao estado da nossa própria saúde mental: a forma como tratamos os outros, como interpretamos seus sentimentos, como convivemos em sociedade, e as crianças aprendem com a gente, a forma como reagimos a problemas e como expressamos nossos sentimentos.

2.  Seja consciente e honesto

Seja honesto e consciente com suas palavras. Caso você tenha prometido alguma coisa à criança, não deixe de cumprir. E se não conseguir, explique a ela o motivo e combine de recompensá-la em outro momento.

Pelo fato das crianças serem muito observadoras, elas notam quando os pais se contradizem e acabam ficando muito confusas se não recebem uma explicação. Visto isso, elas podem achar que agir dessa maneira é certo e replicar condutas disfuncionais na rotina.

Portanto, não subestime a inteligência de seus filhos, seja consciente na maneira como os trata e em seus ensinamentos.

3.  Ensine a criança a administrar o estresse

Situações que ocorrem durante a infância costumam marcar a vida toda, em alguns casos, interferem até em nossa felicidade e capacidade de formar conexões. Para evitar que seus filhos cresçam inseguros e tenham traumas de infância, ajude-os a gerir o estresse.

Isso é possível ao ensiná-los a resolver conflitos com os colegas, por exemplo, ou a responder bem a uma nota baixa, entre outras frustrações.

4.  Defina hábitos saudáveis para a família

Nesse tópico, iremos ressaltar, novamente, a importância de se tornar um espelho para as crianças. Para que elas cultivem hábitos saudáveis para o resto de suas vidas, é interessante que você converse com seus familiares que moram na sua residência a fim de estabelecer hábitos saudáveis em grupo.

O objetivo dessa tarefa é criar hábitos interessantes e saudáveis que ajudem a família a se manter mais unida e em harmonia.

5.  Marque encontros com outras crianças

Nossos pequenos precisam brincar. No entanto, há crianças que não gostam muito de ambientes movimentados e preferem brincar com um grupo específico de amigos ou passar mais tempo sozinhas, e isso não é problema.

Vale lembrar que a personalidade do seu filho deve ser levada em consideração em momentos como este para que suas orientações funcionem.

6.  Elogie seu filho

Os elogios são muito importantes para a autoestima e autoconfiança das crianças, pois eles precisam ser incentivados com palavras de admiração e reconhecimento dos pais.

Crescem com um alto nível de insegurança aquelas crianças que escutem sermões e palavras de repreensão a vida toda. Elas acreditam que tudo que fazem causam uma reação negativa, fazendo com que se anulem cada vez mais.

Já as que não escutam nada, somente o silêncio constrangedor diante das conquistas, crescem não se sentindo importantes e válidas.

7.  Converse com seu filho sobre sentimentos

O que pode ser muito difícil para algumas pessoas, pode se tornar um pesadelo. Aqueles que não receberam, abertura para isso na infância ou adolescência, tem muita dificuldade para ser honesto consigo mesmo, tornando-se adultos imaturos emocionalmente falando.

As crianças que aprendem a falar abertamente sobre os sentimentos com pessoas de confiança, crescem mais confiantes. Ela não guarda nada em seu interior, evitando distúrbios de ansiedade e depressão.

Vale ressaltar que o acompanhamento psicológico não serve somente para o tratamento de condições psicológicas ou resolução de problemas. Questões do cotidiano e acontecimentos positivos também são bem-vindos ao consultório do psicólogo.

Gostou do conteúdo? Se você se importa com a saúde emocional e mental do seu filho e procura um lugar de confiança para ele, conheça o Instituto Ação Educação: com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade para crianças e adolescentes, seu ensino contribui para que cada um deles tenha seu próprio projeto de vida.

Adicionar Comentário