O primeiro dia de aula para uma criança da educação infantil é sempre clichê: família emocionada de um lado e professores acolhedores de outro. A partir disso, cada um segue o seu caminho e um portão passa a marcar a divisão entre família e escola.

Essa separação é comum, mas os esforços de ambos os lados são essenciais para o desenvolvimento das crianças. Em um contexto como esse, seja em família ou na escola, a educação infantil assume papéis complementares, no sentido de compartilhar responsabilidades.

Ao longo da matéria, você verá o que é o engajamento familiar, qual a importância da presença da família na educação de uma criança, como isso pode ajudar o aluno na escola e como a escola pode melhorar a relação entre pais e alunos. Continue a leitura!

O que é engajamento familiar?

O engajamento familiar é o conjunto de ações e práticas responsáveis por envolver a participação dos familiares na educação de seus filhos, bem como na rotina escolar do aluno.

Algumas pesquisas apontam que esse engajamento pode auxiliar as crianças a transitarem pelas etapas da vida, influenciar nos resultados educacionais e colaborar para a equidade, uma vez que as famílias mobilizadas demandam mudanças práticas nas escolas e políticas educacionais.

Entretanto, a relação família e escola na educação infantil é um grande desafio para ambos os lados. Enquanto alguns educadores se queixam da falta de participação dos pais, as famílias dizem gostar da ideia de aproximação das escolas, mas ainda não sabem por onde começar.

Os especialistas afirmam que o primeiro passo para essa aproximação, embora não exista uma fórmula correta, é o diálogo, ele é visto como uma boa alternativa.

Além disso, há algumas estratégias fundamentais para que essa aproximação ocorra, como o investimento na formação de familiares, a criação de assembleias de famílias, a transformação no formato da reunião de pais e o uso de algumas ferramentas que facilitam a comunicação.

Qual a importância da família na educação?

Existem alguns pontos onde a família pode contribuir cada vez mais com sua participação na vida escolar de seus filhos, são eles:

Aumento de rendimento

As crianças conseguem perceber quando a família está envolvida ou próxima à escola, o que reflete positivamente no aprendizado.

Para maior participação na vida escolar da criança, os pais podem acompanhar mais as atividades da escola, sempre mantendo diálogo com os professores para saber quando ajudar os filhos nas suas dificuldades e, claro, estimular o aluno a fazer sempre o seu melhor.

Melhores resultados

Para crianças pequenas, os resultados são ainda mais importantes, especialmente naqueles primeiros dias de adaptação – ao se mudar de escola ou iniciar de fato a vida escolar. A escola é um ambiente novo e possui uma dinâmica completamente diferente do que a criança está acostumada a ter em casa.

À medida que os pais participam e incentivam mais a educação e diversidade na escola dos filhos, mais os pequenos se sentem motivados para desenvolver suas habilidades, trazendo melhores resultados.

Desenvolvimento cognitivo e social

Os primeiros 7 anos da criança é uma fase fundamental para desenvolver suas habilidades sociais, pois é nesse período que ela começa a entender o convívio em sociedade.

Os pais são responsáveis por educar seus filhos em casa, mas a escola também possui seu papel no decorrer desse processo.

Logo, a presença da família na escola, seja ajudando nas atividades escolares ou promovendo boa convivência entre a criança e os demais alunos, é um fator primordial para o estímulo do desenvolvimento cognitivo e social.

A escola pode melhorar a relação entre alunos e pais?

A relação entre família e escola não se baseia nos verbos “substituir” ou “delegar”. Para avançar cada vez mais no fortalecimento dessa relação entre ambos, podemos pautar verbos como “compartilhar” e “complementar”, já que o cuidado com as crianças vem de uma parceria e esforços de ambos os lados.

Todo bebê que ingressa na creche e toda criança que chega à pré-escola configura-se como um espaço de intercessão em seu encontro familiar e escolar.

A cada encontro, esses contextos são reorganizados; eles colocam suas ideias em prática; compartilham ideias sobre maternidade, cuidado, educação, ensino de bebês e crianças pequenas; e pretendem compreender e praticar a educação. Afinal, todos aprendem e se desenvolvem, sejam crianças, adultos, pais ou professores.

A primeira coisa que você pode fazer e pensar a respeito da relação entre escola e família, é procurar perceber os significados que emergem quando pensamos nesse assunto. Entretanto, podem ser levantadas algumas questões como:

– Quais falas são ditas?

– Como são sentidos os movimentos de entrada na unidade? (se são bem recebidos ou não)

– Quais famílias são melhor aceitas?

– Quais famílias nos causam maior resistência ou irritação?

– O que fazer com tudo isso?

Lidar com essas percepções em equipe, refletir sobre o que está em jogo e se mobilizar para a ação é uma forma de começar a reexaminar suas concepções de educação e escola.

Esse movimento te ajuda a compreender o que ocorre quando esses dois ambientes, casa e creche, interagem, e as possíveis manifestações que emergem desse encontro.

As formas de expressar a relação com as famílias são diversas, no entanto a importância dessa parceria garante condições de atenção ao direito das famílias de participarem cada vez mais da educação de seus filhos, contando com três eixos de intercruzam nessa relação de família e escola, sendo eles:

  • O eixo do acolhimento;
  • O segundo eixo, referente à gestão pedagógica na relação entre família e escola, diz respeito à partilha;
  • O terceiro eixo com o qual a equipe precisa se dedicar cada vez mais é a promoção da participação das famílias.

Pensando nisso, é necessário repensar em todas as concepções de família e escola de forma que os esforços de ambos os lados sejam sempre mais desejados do que os receios e afastamentos em relação ao que for divergente. É preciso que em toda comunidade escolar tenha participação das famílias no acompanhamento escolar dos filhos para uma educação de boa qualidade para as crianças.

Se você gostou do artigo e se interessou pela importância da presença da família para a educação infantil, conheça o Instituto Ação Educação, com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade para crianças e adolescentes, seu ensino contribui para que cada um deles tenha seu próprio projeto de vida.

Adicionar Comentário