A evasão escolar no Brasil é um problema grave e que precisa, urgentemente, ser discutido e resolvido. Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a evasão escolar no País atinge 5 milhões de alunos. Durante a pandemia, esses números aumentaram em 5% entre os alunos do Ensino Fundamental e 10% entre os alunos do Ensino Médio.

Esses dados comprovam que a saída da escola, antes de completar todas as etapas da aprendizagem, é uma realidade de milhares de crianças espalhadas pelo Brasil. Os motivos que levam a evasão escolar são vários. Eles vão desde dificuldades financeiras até falta de interesse. Porém, durante a pandemia, o desafio de manter os alunos no colégio ganhou novos obstáculos.

No período de isolamento, a maioria das escolas optou por dar início ao ensino remoto para garantir que os alunos não perdessem tanto tempo. Mas o acesso ao ensino se tornou um problema. Entre os alunos que ainda estão matriculados, 4 milhões não têm conectividade.

Ausência de internet prejudicou alunos durante a pandemia. | Foto: Freepik.

Além disso, com a volta gradual das aulas atualmente, os educadores têm a difícil missão de atrair os estudantes de volta à escola e recuperar o aprendizado. Muitos alunos estão desmotivados e, com os problemas financeiros e de saúde agravados em 2020/2021, estudar deixou de ser uma prioridade e, consequentemente, a evasão escolar na pandemia cresceu. 

Neste artigo, vamos falar mais sobre a evasão escolar em questão no Brasil. Explicaremos quais são os motivos que geram esse problema e as consequências dessa prática. Além disso, apesar de estarmos em um cenário favorável a respeito da evasão escolar, vamos mostrar as atitudes que podem ser tomadas para ajudar a reverter e evitar esse quadro. Confira.

6 motivos que geram a evasão escolar

Existem muitos fatores que geram a evasão escolar, principalmente, quando cada caso em específico é analisado. Porém, é possível identificar alguns motivos padrões e gerais que fazem os alunos saírem da escola antes de concluir o ensino.

Veja, abaixo, as principais causas da evasão escolar.

● Necessidade de ingressar cedo no mercado de trabalho, devido à situação econômica familiar;

● Dificuldade de chegar até a escola, seja por falta de dinheiro ou precariedade dos transportes públicos;

● Falta de investimento em tecnologia, que gera disparidade no ritmo de aprendizagem dos alunos;

● Ausência de acompanhamento educacional, afetando o psicológico dos alunos;

● Dificuldade de aprendizagem, que desmotiva os alunos;

● Falta de interesse pela escola. 

Muitos dos fatores citados acima estão relacionados a um “motivo maior”. Pode-se afirmar que a raiz do problema é a desigualdade social, que divide as pessoas em classes com poderes aquisitivos muito distintos, refletindo no desenvolvimento de cada pessoa como cidadã e profissional.

Quais as consequências da evasão escolar no Brasil? (H2)

Entre os efeitos negativos gerados pela crescente evasão escolar no Brasil, estão:

● Dificuldade de inserção no mercado de trabalho;

● Aumento da desigualdade social, ocasionando um ciclo;

● Aumento de profissões informais;

● Baixa remuneração pelos serviços prestados, já que há falta de preparo;

● Instabilidade financeira;

● Aumento da dependência de programas governamentais;

● Prejuízos no desenvolvimento como cidadão.

Por que evitar a evasão escolar?

A evasão é causada por um problema grave que afeta milhões de brasileiros: a desigualdade. Ao mesmo tempo que a desigualdade é uma causa, ela também é apresentada como uma consequência.

Pense na seguinte sequência de situações que se repetem: desigualdade social gera evasão escolar, a evasão escolar leva à falta de capacitação dos indivíduos, a falta de capacitação gera baixa remuneração e desemprego, a baixa remuneração e o desemprego geram desigualdade. Quando falamos sobre desigualdade, estamos envolvendo diversos âmbitos: financeiro, social e intelectual.

Evitar a evasão escolar é uma das formas de reduzir a desigualdade social e garantir às crianças um futuro promissor. A educação deve ser vista como um investimento a curto e longo prazo, pois através dela, a realidade de muitas crianças pode mudar.

Evasão escolar no Brasil: entenda como ajudar a evitar isso

Como explicamos, a evasão escolar no Brasil é um problema grave que atinge milhões de crianças e jovens. Por isso, é necessário pensar constantemente e tomar medidas para reduzir e evitar o grande número de casos de evasão escolar.

Separamos uma lista com ações que podem ser realizadas pelas instituições, com o objetivo de reduzir o abandono escolar, melhorar a qualidade de ensino e incentivar os profissionais a se atualizarem. Confira.

Realizar o acompanhamento escolar

Coordenadores pedagógicos, diretores e professores precisam acompanhar diariamente o processo de aprendizagem dos alunos, a fim de buscar sempre uma maior evolução nas crianças e jovens. Por isso, é bom identificar e analisar os pontos fortes e fracos dos alunos em relação aos conteúdos aplicados.

Investir em tecnologia

A tecnologia é muito importante na gestão escolar, pois ajuda no desenvolvimento educacional. Portanto, o uso de ferramentas tecnológicas e interativas, incentiva o interesse dos alunos pela escola.

Fortalecer a relação entre a família e a escola

No processo educacional, os pais também ocupam um papel importante. Assim como a escola deve acompanhar o desempenho dos alunos, os pais também precisam estar presentes, motivando seus filhos. O trabalho em conjunto é essencial, por isso a relação entre família e escola deve ser cada vez mais próxima.

Melhorar a qualidade do ensino

Buscar atualizações no processo de aprendizagem e no conteúdo aplicado aos alunos é importante para mantê-los motivados pela escola. Por isso, uma proposta pedagógica que envolva as crianças e os jovens no processo de ensino faz muita diferença.

Com o objetivo de ajudar crianças a atingir a alfabetização plena e ter conhecimento de matemática adequada à sua série escolar, o Instituto Ação Educação está há 14 anos trabalhando com educação de crianças que estejam cursando do 2º ao 6º ano e já atendeu mais de 1.400 crianças.  Além disso, o Instituto busca acompanhar a evolução das crianças e incentivar a integração e participação dos pais. O IAE trabalha em prol das crianças, pois acredita que as mudanças no mundo começam a partir da educação desses pequenos indivíduos. Por esse motivo, o Instituto é um dos melhores lugares onde investir em educação e, consequentemente, pode ajudar na redução da evasão escolar no Brasil. Saiba mais sobre o trabalho do Instituto Ação Educação.

Adicionar Comentário