Durante a fase de alfabetização, existem várias formas de ensinar (A,E,I,O,U) a criança a aprender as vogais . Elas devem entender todas as relações com essas letras e a formação de palavras curtas, como a saudação “oi”, fazendo com que ela note a conexão entre as letras e a sonoridade das palavras. 

Já na matemática, um ponto importante é discutir com os pequenos a relação dos produtos da multiplicação e as propriedades envolvidas nos cálculos. Isso ajuda na memorização de resultados na tabuada e a encontrar aqueles que ainda não foram decorados. 

Ao longo da matéria, você verá algumas formas de ensinar as vogais e a tabuada para as crianças que estão começando entrar nessa nova fase de aprendizado. Continue a leitura! 

Como ensinar as vogais?

Antes de mais nada, é interessante que você procure métodos que sejam divertidos e dinâmicos para a criança. Veja as formas de ensinar as vogais para eles: 

Utilize imagens

Você pode usar imagens para associar com as vogais, como animais, objetos e lugares. Essa é uma das formas de ensinar que mais agregam algo diferente nas necessidades que surgem na aprendizagem, pois as imagens ajudam na compreensão e reprodução das palavras, além de treinar a associação.  

Uma boa ideia é criar cartazes com várias figuras e a vogal inicial de cada uma delas. 

Ensine através das canções

Através de músicas educativas, a aprendizagem se torna ainda mais atraente. Para isso, você pode encontrar livros com áudio ou desenhos com músicas que, além de ensinarem as vogais, facilitam a memorização.  

Por isso que é comum você encontrar músicas em forma de poemas e rimas. É importante que você incentive a criança a cantar e a escrever as vogais aprendidas em um caderno, pois só assim ela aprenderá a grafia delas. 

Método fônico

Com esse método é possível ensinar primeiro os sons de cada letra sozinha e, através das junções dos sons, formar sílabas e posteriormente palavras. É essencial que a criança saiba que as palavras são formadas por fonemas, além de aprenderem as regras na hora de escrever.  

Daí a importância de ensinar as vogais orais (a, ê, é ,i, ô, ó, u) e as nasais (am, em, im, om, um) para que a criança construa a pronúncia dos sons. 

Jogos, atividades e brincadeiras

Uma maneira dinâmica e divertida de aprender a concentração das crianças é através dos jogos. Existem diversos tipos de jogos que você pode comprar ou reproduzir para auxiliá-las na aprendizagem, como Trava Letras e jogo da memória com as letras.  

Essas atividades manterão a atenção da criança fazendo com que eles fiquem mais interessados e tenham mais facilidade na hora de associar as vogais com o visual e o sonoro. 

Vogais em EVA ou para colorir

Você pode imprimir e fazer painéis e murais com as imagens das vogais, entre outras atividades. É interessante que você utilize cartolinas coloridas e imagens referentes a vogais. Uma boa ideia é recortar as letras em EVA. Não se esqueça de separar as vogais e ensinar uma a uma. 

Como incentivar as crianças a gostarem de ler

Incentive a leitura, isso fará com que as crianças desenvolvam esse hábito e levem para a vida. Veja essas 3 formas de ensinar a ler que podem ajudar: 

1. Leia para a criança desde cedo

Antes mesmo que a criança aprenda a ler, é importante que os pais incentivem o hábito lendo e contando histórias para elas em casa. 

2. Crie um cantinho da leitura

Uma boa ideia é criar um lugar confortável somente para mergulhar na leitura. É importante que você fique longe de distrações, como televisão e aparelhos eletrônicos. 

3. Reserve um momento do dia para leitura 

Para que a leitura se torne um hábito, ela precisa fazer parte da rotina da criança. É interessante que a família priorize um momento do dia para lerem juntos. 

Como ensinar a tabuada?

Trabalhar com números pode se tornar divertido dependendo do modo como a criança aprende. Siga essas formas de ensinar a tabuada para as crianças: 

Compreender a proporcionalidade e comutatividade

Antes da criança decorar a tabuada, ela precisa compreendê-la através de atividades que apontem as relações entre os números e as propriedades da multiplicação, como a comutatividade e proporcionalidade.  

Exemplo: se 6 é o dobro de 3, todos resultados da tabuada do 6 serão o dobro dos resultados da do 3. Outro caso, se a criança não lembrar que 8×4=32, ela pode buscar na memória o resultado de 4×8, que parece mais simples mas na verdade é  a mesma coisa. 

Tabela da multiplicação

A tabela pitagórica, conhecida como tabela da multiplicação, é uma boa ideia a hora de elaborar análises. Trata-se de um quadro de dupla entrada onde são registrados resultados das multiplicações, desde 1×1 a 10×10 (o número da linha deve ser multiplicado pelo da coluna, e no espaço entre as duas deve estar o produto do cálculo).  

Isso facilita (e muito) a visão geral dos resultados, o que já é uma boa vantagem sobre as tabuadas organizadas em listas. 

Atividades com a tabela

Várias atividades podem ser feitas com ajuda e uso da tabela. As crianças podem preencher somente as tabuadas do 5 e do 10 a fim de verificar que os resultados da do 5 são equivalentes a metade dos resultados da do 10.  Isso facilita a memorização, além de encontrar os resultados com mais facilidade. Vale lembrar que somente após um trabalho sistemático que é adequado ficar a tabela em sala de aula para ser consultada quando preciso. 

Aplicar exercícios de proporcionalidade

Na tabuada, os números são organizados uniformemente e sistematicamente. O resultado de 7×1 é menos que o de 7×2, certo? Que é menor de 7×3 e por aí vai, pois os valores aumentam de 7 em 7. isso se repete na tabuada do 3, que varia de 3 em 3, na do 4 e assim por diante.  

Essa é a ideia de proporcionalidade. Desde os primeiros anos do ensino fundamental, é importante ensinar às crianças problemas matemáticos que envolvam essa propriedade. Questões, como “Se 1 figurinha custa 3 reais, quanto custam 4 figurinhas?” são muito bem-vindas.   Se você gostou do artigo e se interessou pelas formas de ensinar as crianças a aprenderem desde as vogais até tabuada, conheça o Instituto Ação Educação: com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade para crianças e adolescentes, seu ensino contribui para que cada um deles tenha seu próprio projeto de vida.

Adicionar Comentário