Antes de saber como identificar os sinais apresentados pela dificuldade de aprendizagem, é preciso entender como ela se configura.
A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada a vários fatores diferentes, sendo eles biológicos ou culturais, mas ela não quer dizer que a outra pessoa é burra ou não tem motivação suficiente para estudar ou aprender algo novo.
Por causa disso, a análise de cada um dos casos é essencial. Os tipos mais comuns de dificuldade de aprendizagem envolvem problemas como: de leitura, escrita, matemática e, também, de raciocínio. No entanto, transtornos causados pelo neurodesenvolvimento, como é o caso do autismo, podem levar a dificuldades de aprendizagem.
Assim, embora todas crianças possuam um pouco de dificuldade em algum momento de sua vida escolar ou se alguma determinada área do aprendizado for consistentemente afetada, pode-se indicar um distúrbio de aprendizagem mais grave. É sempre bom ficar atento.
Crianças com dificuldade de aprendizagem
As crianças são as mais afetadas quando se diz respeito à dificuldade de aprendizagem, justamente pelo fato de se perceber tal fato na escola.
É bem comum, então, ver tanto os pais quanto os professores preocupados com as crianças e a sua dificuldade de aprendizagem. É normal que se perguntem o que podem fazer para ajudá-las a contornar todas essas dificuldades.
Vale lembrar, ainda, que a maioria das crianças com essa dificuldade de aprendizagem precisam ser ensinadas de maneira diferenciada.
Faz-se necessário que os responsáveis aprendam mais sobre as dificuldades de aprendizagem para que possam ajudar as crianças a superar a situação.
É importante lembrar que nenhum desespero é necessário, já que tudo pode ser resolvido com o tempo e dedicação.
Mas, quais são os sintomas que podem ajudar na hora de identificar o problema? Veja a seguir.
Sinais e sintomas de dificuldade de aprendizagem
As dificuldades de aprendizagem são muito diferentes e podem variar de uma criança para outra. Por isso é tão complicado conseguir diagnosticar a dificuldade de aprendizagem com base nas experiências alheias.
Uma criança pode ter dificuldade para ler e soletrar, enquanto outra pode adorar livros, mas não consegue entender muito bem matemática. Outra, ainda, pode ter dificuldade em compreender o que os outros estão dizendo.
Nem sempre é fácil identificar uma dificuldade de aprendizagem devido às enormes variações de sintomas. No entanto, alguns sinais podem ajudar a perceber quando há a presença de um distúrbio de aprendizagem mais grave.
Mas, no geral, quais são as principais dificuldades de aprendizagem encontradas pelas crianças? Vamos apresentar no próximo tópico, confira!
Principais dificuldades de aprendizagem
Existem cinco principais dificuldades de aprendizagem, sendo elas: dislexia, discalculia, disgrafia, dispraxia e afasia ou disfasia. Conheça mais sobre elas abaixo.
1. Dislexia
A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e, ainda, a realização da leitura e da escrita. O cérebro, por razões que não são tão bem esclarecidas, possui dificuldade para encadear as letras e formar as palavras, não relacionando direito os sons às sílabas que são formadas. Como sintoma, a criança começa a trocar a ordem de certas letras no momento em que vai ler ou escrever.
A dislexia não tem relação com um Q.I. mais baixo, por exemplo. Os disléxicos costumam se atrapalhar com as palavras, mas vão bem nos cálculos. Claro que não é uma regra, porém, é o que normalmente acontece.
Sabe-se que existem dois tipos de dificuldades de leitura: a dificuldade de entender a relação entre sons produzidos com as letras e palavras e a dificuldade de compreender o significado dessas palavras, nas frases e nos textos.
Os sinais da dislexia incluem: dificuldade no reconhecimento de letras e palavras, na compreensão de palavras e ideias, também, na velocidade. Além disso, é comum influenciar na leitura e nas habilidades de vocabulário geral.
2. Discalculia
A discalculia é um transtorno específico de aprendizagem que implica no prejuízo do domínio da matemática. Ela, então, é considerada como um transtorno específico da área de aprendizagem, pois as dificuldades observadas não podem ter como justificativa outras alterações neurológicas, sensoriais, motoras e/ou cognitivas.
A pessoa que tem discalculia apresenta um desempenho matemático significativamente abaixo do esperado , avaliando-se a sua idade cronológica, bem como as suas experiências e oportunidades educacionais.
A discalculia, às vezes, aparece associada à dislexia, porque o alto índice de coexistência de dislexia e discalculia é uma consequência de fatores compartilhados por ambas as condições, como acontece com o déficit na memória de trabalho.
Assim, a capacidade de uma criança de conseguir aprender matemática pode ser bastante afetada por uma dificuldade de aprendizagem de linguagem, um distúrbio visual ou, até, uma dificuldade de sequenciamento, memória ou organização. Uma criança que possui discalculia pode desenvolver dificuldade em memorizar e organizar números e sinais de operação.
3. Disgrafia
As dificuldades na escrita podem acabar envolvendo o ato de escrever ou a compreensão de outras informações. A disgrafia se refere à dificuldade de se formar palavras ou letras. Os sintomas giram em torno da dificuldade do ato de escrever e podem incluir problemas com o aspecto e consistência da escrita, como é o caso de: copiar letras e palavras com precisão, consistência ortográfica, organização e, também, a coerência na escrita.
4. Dispraxia
Essa dificuldade vai mais além. Por ser motora, ela se refere a problemas com movimento e coordenação, ou seja, com as habilidades motoras finas, como escrever, ou habilidades motoras grossas, como é o caso das corridas. Os sinais de dispraxia incluem problemas envolvendo habilidades físicas que requerem coordenação.
5. Afasia ou disfasia
As dificuldades com a linguagem e com a comunicação interferem na capacidade de se compreender ou produzir a linguagem falada. Por causa disso, a linguagem requer uma certa organização de pensamentos e o uso correto das palavras para comunicar algo. Sendo assim, os sinais de um transtorno de linguagem envolvem problemas como: a capacidade de recontar uma história, a fluência da fala e a capacidade de compreender o significado das palavras.
Como ajudar as crianças com dificuldade de aprendizagem
Quando se fala de dificuldades de aprendizagem, é comum não saber muito bem o que fazer. O mais importante é não pressionar a criança e ir a um médico especialista. Psicólogos e psiquiatras também podem ajudar.
Outro ponto importante é saber desenvolver aquilo que falta na criança, mas preservar tudo aquilo que ela já sabe fazer muito bem. Tudo precisa ser feito com muito cuidado e paciência, para que não haja maiores sequelas na vida dos pequenos.
Gostou do conteúdo e ficou interessado no assunto? O Instituto Ação e Educação pode te ajudar. O objetivo deles é fornecer às crianças uma alfabetização plena, para isso eles focam no conhecimento matemático e o adequam à série escolar correspondente.
Eles também realizam relatório de aluno com dificuldade de aprendizagem e um plano de intervenção pedagógica para alunos com dificuldade de aprendizagem. Tudo isso para evitar que aquele aluno sofra com déficits escolares.
Adicionar Comentário