O trabalho voluntário é uma forma de doar o seu tempo para uma atividade, um grupo ou uma causa que precisa de ajuda e uma maior atenção naquele momento. Nos dias de hoje, é possível listar sensações como gratidão, amor e doação quando pensamos em trabalhos voluntários, geralmente exercidos por ONGs ou Institutos.

Esse tipo de ação é tão importante e valorizada hoje em dia que é até mesmo considerada um diferencial em processos seletivos. Candidatos que apresentam o trabalho voluntário no currículo são mais propensos a conseguir uma vaga.

Existem diversas áreas que precisam do trabalho voluntário hoje em dia, como na causa animal, resgatando animais de rua ou em condições perigosas, ajudando crianças e jovens a terem acesso à educação, lutando pelo meio ambiente e muitas outras.

A seguir, você verá o que é ser voluntário no Instituto Ação Educação, qual a importância do trabalho voluntário e como ser um voluntário no Instituto Ação Educação, levando a educação infantil para crianças que não possuem acesso. Confira!

O que é ser voluntário no Instituto Ação Educação?

Você sabe o que é voluntário? A palavra “voluntário” tem como definição “algo que não é forçado, que só depende da vontade, espontâneo” e que “se pode optar fazer ou não”. Logo, o trabalho voluntário é algo que parte totalmente da pessoa que está se voluntariando, não é nada forçado. Desse jeito, todos que fazem trabalho voluntário escolheram estar ali.

O Instituto Ação Educação tem como maior objetivo levar a educação infantil para crianças que precisam de reforço escolar, por meio do trabalho voluntário.

Uma definição dada pelas Nações Unidas para o trabalho voluntário é: “voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma”.

No caso do Instituto Ação Educação, o voluntário ajuda as crianças a terem uma melhor educação infantil, vital para o desenvolvimento.

Permitir que crianças tenham acesso a uma educação infantil decente garante que elas tenham uma melhor socialização, despertem a curiosidade, desenvolvam a criatividade e tomem gosto pelo estudo logo cedo.

Quando perguntado sobre o que é ser voluntário no Instituto atuando na área da educação infantil, o professor Maurício de Jesus disse que: “Ser voluntário no Instituto de Ação Educação é se tornar uma pessoa comprometida com a educação. É aprender que a educação é a base para melhorar a sociedade e diminuir a desigualdade social. É sentir alegria no coração ao ver o crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens envolvidos no projeto. Ser voluntário no IAE é se tornar uma pessoa melhor para servir aqueles que precisam”.

Mas, nem todo trabalho voluntário é igual. Apesar de ter como intuito a assistência a alguma causa, existem diversos tipos de trabalhos voluntários. Quando falamos de trabalho voluntário no Brasil, podemos citar os seguintes tipos:

Presencial

Esse é o tipo de trabalho voluntário mais comum e conta com uma atuação continuada ou pontual, significando que podem ser vários dias de trabalho voluntário ou algo de apenas um dia, como funciona nos casos da assistência à educação infantil.

Assistencialista

Outro tipo de trabalho voluntário bastante usado, ele é utilizado principalmente para engajar pessoas de modo que atendam uma demanda social de urgência, como a construção de casas para pessoas em situação de extrema pobreza.

Empresarial

O trabalho voluntário empresarial é uma modalidade que está cada vez mais em alta. As empresas reúnem seus colaboradores para que possam juntos apoiar e atuar em causas sociais, como a capacitação de estudantes do sistema público de educação para ingressarem no mercado de trabalho.

Qual a importância do trabalho voluntário?

Para Támara Faustino, professora de aulas de reforço de educação infantil do Instituto, o trabalho voluntário “é de extrema importância. Na educação é ainda mais importante plantar sementes em nossos jovens e crianças, para que eles batalhem e consigam um amanhã com mais igualdade, representatividade e amor.”.

Já para Lucas Evangelista, monitor do curso de inglês da educação infantil, o trabalho voluntário é essencial para que as pessoas possam se colocar no lugar do outro, para alcançar mudanças que tanto buscamos na sociedade: “Romper com essa lógica de que toda ação só é válida se trouxer um retorno lucrativo é muito importante para se trabalhar valores humanos como a empatia e o altruísmo e para que se torne possível a construção de novos caminhos juntos.”.

Além disso, o trabalho voluntário permite que você tenha experiências únicas, além de ter um contato com pessoas e histórias que nunca imaginou, fazendo uma troca muito rica de experiências entre si. O trabalho voluntário, seja na educação infantil ou em qualquer outra área, ajuda a desenvolver uma maior empatia pelas pessoas, compreender melhor o meio em que vivemos e também nos atentar mais às questões ligadas aos Direitos Humanos.

Quando usamos a referência do trabalho voluntário contemporâneo, engajado, participante e consciente, podemos diferenciar também o grau de comprometimento envolvido.

Como ser um voluntário no Instituto Ação Educação?

O Instituto Ação Educação leva todos os anos o acesso à educação infantil para crianças que precisam de um reforço maior na área estudantil. A educação infantil deve ser priorizada e levada a sério, já que graças a ela as crianças têm uma maior desenvoltura nos anos escolares seguintes. Além disso, a educação infantil é crucial para garantir uma maior facilidade na socialização das crianças.

Para a professora Támara, ser um voluntário no Instituto de Ação Educação é se deparar com realidades diferentes: “é aprender que cada aluno tem sua família, angústias e sonhos. É saber que o que é pouco para você talvez seja o suficiente para outro.

É acreditar que só a educação pode mudar tudo. A professora Viviane Semino afirma que não é complicado ser um voluntário: “Para ser voluntário no IAE é só se apresentar pois sempre tem como ajudar”.

Quer ser um voluntário no Instituto de Ação Educação? Confira a explicação do monitor Lucas: “Basta procurar a diretora do IAE, a Denise, ou qualquer professor ou outro funcionário de lá que ele poderá te direcionar a ela e se colocar à disposição, perguntar se há algum trabalho para ser feito ou mesmo dar sugestões e ideias de como o instituto poderia melhorar e querer ajudar.”. Venha ser um voluntário você também!

Adicionar Comentário