O ano de 2020, por causa da pandemia, foi atípico para todos, ainda mais quando se pensa na área da educação no Brasil, que teve que se reinventar para conseguir dar conta de todos os milhares de alunos espalhados pelo país, que em alguns casos, nem tinham acesso à internet. Porém, uma área da educação, em específico, sobressaiu. A educação infantil na pandemia teve que fazer o mais difícil: alfabetizar crianças dentro de suas casas.
Se os alunos de universidades estavam tendo problemas para se adaptar ao modelo de ensino on-line, na educação infantil o problema é ainda maior, pois o distanciamento social e o movimento “fique em casa” viraram algo normal na vida das crianças e muitas nem tinham consciência de como era a vida antes disso.
As aulas na escola, socialização com amigos, lições de casa e brincadeiras no parquinho ou recreio, viraram atividades feitas através de uma tela de computador ou tablet. E o que era para ser uma fase que desperta o lado social das crianças, tornou-se uma fase de isolamento e introspecção, que preocupa os educadores.
Como será que essa mudança tão radical em uma etapa fundamental para as crianças, pode ter afetado elas e a educação infantil? Por mais que seja algo a ser descoberto a longo prazo, podemos ver algumas consequências já ocorrendo. Veja, aqui, os impactos da pandemia na educação infantil e a importância dessa fase.
O que é educação infantil no Brasil?
Todos que foram alfabetizados na primeira infância, já passaram pela educação infantil. Quando se cita essa parte da escola, sempre nos lembramos de brincadeiras e da facilidade de fazer amigos durante o intervalo das aulas.
A educação infantil ou ensino infantil, é a primeira fase da educação básica, como uma iniciação na escola, que tem como função atender as crianças que tenham até cinco anos de idade. Por isso, ela confere tanto ensino, quanto cuidado da criança, como uma extensão da educação familiar, pois muitas crianças integram na educação infantil para que seus pais possam voltar a trabalhar, com a segurança de que seu filho está sendo bem cuidado, mesmo que por apenas uma parte do dia.
O principal objetivo da educação infantil é garantir que a criança desenvolva habilidades básicas, tanto físicas, motoras, cognitivas, emocionais, quanto sociais, para estimular, cada vez mais, a vontade das crianças de explorarem e experimentarem coisas novas.
Ao integrarem a educação infantil, as crianças convivem pela primeira vez com pessoas fora de seu círculo familiar, como seus professores, inspetores e colegas de classe. Essa socialização ocorre de forma lúdica, como jogos, brincadeiras e atividades que sempre estimulam a fala.
Apesar de ser capaz de trabalhar com crianças de até cinco anos, em nosso país a educação infantil só vira algo obrigatório a partir dos quatro anos de idade. Ou seja, até essa idade, você pode escolher se seu filho vai frequentar a escola ou não, de acordo com a sua necessidade e vontade.
A idade também influencia na instituição em que você deve matricular seu filho, uma vez que crianças de até três anos devem ser matriculadas em creches, enquanto as de quatro e cinco anos, estão em pré-escolas.
Qual a importância de desenvolver a educação infantil no Brasil?
A época em que a educação infantil era só um lugar para trocar fraldas e cuidar das crianças, enquanto os pais trabalhavam, passou. Hoje, a educação infantil é uma etapa muito importante dentro da formação das crianças, pois na educação infantil, as crianças começam a ser expostas ao “mundo externo” do qual elas não estão acostumadas. Viver com tantas pessoas com quem a criança nunca teve contato, mesmo que apenas por algumas horas por dia, pode ser algo extremamente desafiador.
Elas aprendem na prática a conviver com pessoas diferentes, ter sua própria personalidade e pensamentos, ter mais autonomia (já que estão longe de seu núcleo familiar), fazer amizades e desenvolver conhecimentos em outras áreas. Essa parte da vida é como uma base para as próximas fases da educação que estão por vir, portanto uma educação infantil eficiente é aquela que auxilia no crescimento com mais autonomia e habilidades gerais da criança, para que tanto a vida escolar dela, quanto a pessoal possam se desenvolver no futuro sem complicações.
Algo importante a ser citado é que os profissionais da área lidam com crianças e bebês, sendo assim, a possibilidade de exigir que fiquem sentados em suas cadeiras, durante todo o horário escolar, é nula, então eles precisam de uma proposta pedagógica diferente, com jogos e brincadeiras, que além de ensinar, possam divertir e interessar o aluno, facilitando o processo de aprendizagem.
A educação infantil no país é um direito garantido da criança, por isso o Estado deve disponibilizar instituições e profissionais qualificados para garantir um bom serviço e ensino correto para as crianças. Para isso, é possível encontrar creches e pré-escolas públicas ao redor de todo o Brasil, além disso existem as creches e escolas privadas, que oferecem educação infantil, dando aos responsáveis várias opções para sua rotina, realidade financeira e preferência.
Como a pandemia afetou a educação infantil?
Apesar de ser algo muito recente, só vamos conseguir ver o dano da pandemia, de fato, daqui alguns anos, apesar de ser possível ver alguns impactos na educação brasileira.
Começando pela internet, que se tornou algo essencial para o ensino, podemos destacar alguns empecilhos: as famílias não tinham acesso a esse recurso, tiveram dificuldades durante a alfabetização das crianças ou, simplesmente, não aconteceu. Além disso, muitas não conseguiram desenvolver habilidades sociais necessárias, tornando-se reclusas e apresentando problemas de comportamento.
A exposição excessiva de telas também é um problema enfrentado, pois o uso recomendado de telas para crianças na primeira infância é de, no máximo e no pior dos casos, duas horas por dia. Porém, tudo virou digital. As aulas são digitais, brincadeiras são digitais e, quando há uma socialização com colegas de classe, também é digital. Então esse limite de duas horas não conseguiu ser respeitado por boa parte das famílias durante a pandemia. É possível concluir que a educação infantil na pandemia, mesmo com todos os esforços de profissionais da área da educação, foi impactada. Quer saber mais sobre educação infantil? Acesse a página do Instituto Ação e Educação!
Adicionar Comentário